Sem categoria

Três Ranchos na luta contra o caramujo africano

Spread the love

caramujo-africano

A Prefeitura de Três Ranchos  vem realizando ação de orientação para combate ao caramujo africano. Introduzido clandestinamente no Brasil como substituto do escargot, o molusco é um potencial hospedeiro dos nematoides (vermes) que podem causar a meningite e a peritonite. No entanto, em Goiás, por exemplo,  ainda não foi detectado nenhum caramujo infectado.

Equipe da Vigilância Sanitária recomenda aos moradores os procedimentos corretos que devem ser adotados para combater o caramujo. A orientação é que quando um caramujo africano for encontrado em uma área de casa, como um quintal, o morador deve recolher o molusco – bem como conchas vazias e ovos também – usando luvas descartáveis ou sacolas plásticas, evitando contato direto com as mãos. Após recolhidos, dentro de sacos plásticos de lixo, amasse os caramujos, os ovos e as conchas e enterre-os em seguida, jogando um pouco de cal virgem por cima e no fundo da vala.

Outra forma de descarte é após recolher os caramujos em sacos plásticos e amassá-los, jogar cal virgem dentro das sacolas, amarrar bem e colocar na coleta de lixo. O morador não deve se esquecer de lavar muito bem as mãos após o procedimento, além de descartar os vasilhames e as luvas junto ao seu lixo doméstico. Evite o uso de veneno.

Também não se deve tocar no caramujo e levar as mãos à boca, e nem abandonar ao ar livre as conchas dos caramujos sem destruí-las, porque as mesmas poderão servir de criadouros naturais para o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

É muito importante lavar bem verduras, frutas e legumes para que não haja ingestão acidental do caramujo. O correto é deixar esses alimentos por 10 minutos em um recipiente com uma mistura de água com água sanitária (uma colher de água sanitária para cada litro de água) antes de consumi-los.

Outra orientação dada pelo setor de Combate a Vetores é a de manter terrenos limpos e incentivar os vizinhos a fazerem o mesmo, já que o caramujo aparece com mais frequência em locais com mato, entulho e lixo. Evitar ao máximo, também, deixar telhas, tijolos, sobras de construções ou excesso de plantas nos terrenos.

A responsabilidade sobre o controle desta praga é dever e obrigação de todos os cidadãos.

Por: Gustavo Vieira com informações da Ascom TR