Sem categoria

Catalão é a 6ª cidade mais bem desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro

Spread the love

00002

Muito se especulou recentemente que Catalão avançou 217 posições no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), saltando do 351º lugar nacional, em 2012, para 134º, no ano seguinte. O levantamento revela também que 86,4% das cidades do Centro-Oeste possuem nível de desenvolvimento alto (25 cidades) ou moderado (374 cidades), e que a Atenas de Goiás está entre os dez melhores do ranking.

Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, juntos, possuem 32 municípios entre os 500 maiores resultados do país, com padrões de desenvolvimento observados nas regiões Sul e Sudeste.

Criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. Em sua nova edição – com base em dados oficiais de 2013, últimos disponíveis – o estudo traz comparações com outros anos da série histórica, iniciada em 2005, e projeções sobre a evolução do desenvolvimento por conta da deterioração do cenário econômico.

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: desenvolvimento baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1). A região Centro-Oeste, que possui 467 municípios, teve cinco deles nessas situações. “É mais uma pesquisa que aponta a evolução constante do nosso município. Catalão é exemplo para outras cidades e temos lutado muito para que os avanços continuem, mesmo frente às dificuldades pela crise que assola todo o país. É gratificante saber que somos conhecidos pelas condições adequadas de infraestrutura oferecidas aos catalanos”, destacou o prefeito Jardel Sebba (PSDB) (Fonte: ASCOM / Prefeitura).

No ranking geral dos estados centrais do país, Lucas do Rio Verde (MT) ocupou a primeira posição, seguida de Itumbiara (GO), Costa Rica (MS), Três Lagoas (MS), Sinop (MT), Catalão (GO), Chapadão do Céu (GO), Primavera do Leste (MT), Rondonópolis (MT) e Rio Verde (GO), que ficou com a 10ª colocação. A cidade com pior resultado no índice foi Campinápolis (MT). Entre as capitais da região (estaduais e federal), Goiânia (GO) obteve a melhor pontuação, seguida de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Brasília (DF).

Por: Gustavo Vieira com informações do FIRJAN