Catalão é a 6ª cidade mais bem desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro
Muito se especulou recentemente que Catalão avançou 217 posições no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), saltando do 351º lugar nacional, em 2012, para 134º, no ano seguinte. O levantamento revela também que 86,4% das cidades do Centro-Oeste possuem nível de desenvolvimento alto (25 cidades) ou moderado (374 cidades), e que a Atenas de Goiás está entre os dez melhores do ranking.
Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, juntos, possuem 32 municípios entre os 500 maiores resultados do país, com padrões de desenvolvimento observados nas regiões Sul e Sudeste.
Criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. Em sua nova edição – com base em dados oficiais de 2013, últimos disponíveis – o estudo traz comparações com outros anos da série histórica, iniciada em 2005, e projeções sobre a evolução do desenvolvimento por conta da deterioração do cenário econômico.
O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: desenvolvimento baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1). A região Centro-Oeste, que possui 467 municípios, teve cinco deles nessas situações. “É mais uma pesquisa que aponta a evolução constante do nosso município. Catalão é exemplo para outras cidades e temos lutado muito para que os avanços continuem, mesmo frente às dificuldades pela crise que assola todo o país. É gratificante saber que somos conhecidos pelas condições adequadas de infraestrutura oferecidas aos catalanos”, destacou o prefeito Jardel Sebba (PSDB) (Fonte: ASCOM / Prefeitura).
No ranking geral dos estados centrais do país, Lucas do Rio Verde (MT) ocupou a primeira posição, seguida de Itumbiara (GO), Costa Rica (MS), Três Lagoas (MS), Sinop (MT), Catalão (GO), Chapadão do Céu (GO), Primavera do Leste (MT), Rondonópolis (MT) e Rio Verde (GO), que ficou com a 10ª colocação. A cidade com pior resultado no índice foi Campinápolis (MT). Entre as capitais da região (estaduais e federal), Goiânia (GO) obteve a melhor pontuação, seguida de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Brasília (DF).
Por: Gustavo Vieira com informações do FIRJAN