Sem categoria

Dengue: Três Ranchos entra na lista do Top 10; Goiandira e Cristianópolis se mantiveram

Spread the love

índice

O município de Goiandira permanece entre os quatro mais críticos em relação à dengue em Goiás. Os outros três são: Campestre de Goiás em primeiro, seguida de Marzagão e Cristianópolis.

Conforme o último balanço, relativo ao final dos mês de janeiro e início de fevereiro, Goiandira, com 5.520 moradores, tem 63 casos da doença, 1.141 incidências e está classificada pela Secretaria Estadual da Saúde como de alto risco no quarto lugar. Antes, na mesma posição, eram somente 12 casos, 217 incidências e médio risco de contágio.

Recentemente até o Exército esteve no município para auxiliar nos trabalhos de combate ao Aedes aegypti, mas, ao que parece, a guerra foi vencida pelo mosquito.

Não bastando uma ou duas cidades somente do Sudeste Goiano nessa estatística, a região agora, que conta com 22 municípios, tem mais um integrante no Top 10. Com 2.986 habitantes, Três Ranchos ocupa o sétimo lugar no gráfico com 24 casos da doença, incidência de 829 e alto risco de contaminação. Goiás tem exatamente 246 municípios.

A já mencionada Cristinópolis, também na parte Sudeste de Goiás, em terceiro no ranking por duas vezes seguidas, tem 40 casos para 3.020 habitantes, 1.325 incidências e risco elevado de transmissão da dengue. No início de janeiro eram 9 casos, 298 incidências e classificação de médio risco.

Orientação

Para calcular a incidência, divide-se a quantidade de notificações (ou seja, o número de novos casos da doença) pela população do município e multiplica-se por 100 mil. O Ministério da Saúde considera três tipos de risco em relação ao mosquito: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alto (mais de 300 casos/100 mil habitantes).

Por: Gustavo Vieira