Sem categoria

Esgoto a céu aberto contínua incomodando moradores do Ipanema

Spread the love

2016-02-03 10.00.27

Logo no início da atual gestão municipal, um dos grandes investimentos feitos foi ampliação da rede de esgoto de Catalão – ao custo de quase R$ 34 milhões. O serviço aumentou o sistema em 25% do que existia, chegando a 75% das residências.

Só que em muitos lugares o “benefício” não para de trazer problemas. Moradores do bairro Ipanema continuam a reclamar dos vazamentos do esgoto em muitas ruas e avenidas da localidade. Com as chuvas, os resíduos contaminantes que saem das tubulações se misturam com a enxurrada agravando ainda mais a situação.

Para agravar ainda mais o problema, os carros que passam pela via lançam a lama fétida para todos os lados impossibilitando até que as pessoas utilizem o calçadão da rua para o lazer ou como simples rota de passeio. Em alguns pontos não há como a água escoar. Essas foram as reclamações do cidadão na foto, que mora na Rua Salustiano Oliveira da Paz.

Para ver que o problema não é novo, em matéria publicada no Blog em 23 de março de 2015, o engenheiro sanitarista ambiental da Superintendência de Água e Esgoto de Catalão (SAE), Matheus Batalha Alvim, deu a seguinte posição sobre o caso: “As pessoas não sabem utilizar o esgoto doméstico, jogam nele papel higiênico, qualquer tipo de rejeito e isso entope toda a rede. Para se ter uma ideia já encontramos pé de porco, braço de boneca e outras coisas mais que não deveriam estar ali. Ela só suporta efluentes (resíduos líquidos da cozinha e detritos sanitários) e em alguns casos o entupimento é tão sério que é preciso a substituição dos canos para resolver o problema”, explicou.

Mais uma vez a reportagem buscou respostas da SAE e Fernanda Carl, diretora de Relações Públicas da instituição, por telefone, disse que vai enviar uma equipe ao local para analisar e tentar resolver a situação. Nenhum prazo foi estipulado.

A SAE prega que a população vem sendo orientada do uso adequado do esgoto doméstico, e que tem uma equipe exclusiva para atender a esse tipo de situação pelos telefones: 3442 7036 ou 3442 7038.

 

Por: Gustavo Vieira