Governo não diz quando fará campanha de vacinação antirrábica
O adiamento ou a não realização da campanha de vacinação de cães e gatos contra raiva ano passado, algo inédito até então, passou despercebida por muita gente.
Comumente, a vacinação ocorre entre julho e setembro e tendo o governo federal não fabricado quantidade suficiente de doses (o que ele nega) e atrasado os repasses das que existiam no ano anterior, a vacina só foi disponibilizada em alguns Estados a partir de setembro ficando o restante para este ano – provavelmente.
A previsão é do Ministério da Saúde que comunicou as Secretarias Estaduais de Saúde do problema, observando ainda que a campanha deverá ser revista e repaginada.
A recomendação do governo, ainda em 2015, foi de que os medicamentos seriam enviados para as regiões do país onde a propagação da doença é iminente, sendo: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá.
Em 2014, último ano do trabalho de vacinação antirrábica, o governo de Catalão realizou duas etapas de imunização, tendo a primeira sido terminada com 11.077 animais vacinados e a segunda com meta para o município completar 20 mil atendimentos – número esse não alcançado.
A Secretaria Municipal da Saúde contou apenas seguir o calendário nacional de imunização antirrábica, e que vai esperar a disponibilização das doses.
É estimado que exista no Brasil cerca de 52 milhões de cães e 22 milhões gatos, mas serão distribuídos ao todo 30 milhões de doses de vacina.
Por: Gustavo Vieira