Mitsubishi volta a demitir trabalhadores
Trabalhadores da Mitsubishi, em Catalão, estão sendo demitidos mais uma vez. O relato é do sindicato dos metalúrgicos (Simecat) que disse que a montadora demitiu 29 no dia 18 de janeiro, e que pode continuar dispensando funcionários nos próximos meses.
Segundo a assessoria de comunicação do Simecat, conforme acordo feito na Justiça, a empresa não pode demitir mais do que 30 trabalhadores por mês até 06 de abril deste ano. “O que não significa que estamos concordando com isso, foi simplesmente para evitar outra demissão em massa”, contou.
Até o momento a MMC destituiu mais de 800 trabalhadores e a previsão é de que os desligamentos continuem. A montadora segue alegando que a crise econômica e a queda nas vendas são os principais fatores para a medida.
“Obviamente a situação é delicada e não queríamos que ninguém fosse demitido, por isso, terça-feira (02/01), vai ter outra reunião [com a diretoria da montadora]. O sindicato está tentando negociar isso… e impedir que mais demissões aconteçam”, reforça o sindicato.
Ainda não se sabe qual é o número de operários que a MMC ainda pode demitir, apenas alega que a decisão vem depois do esgotamento das medidas que vinham sendo usadas para administrar o excesso de mão de obra, como férias coletivas, uso de banco de horas, suspensão de contratos de trabalho (“layoff”) e programas de demissões voluntárias.
Por: Gustavo Vieira/Foto: reprodução