El Ninõ muda o tempo em Catalão
Em Catalão, o verão, pelos menos por alguns dias, deixou de ser verão para se transformar em inverno. As primeiras semanas de janeiro foram tão chuvosas e com temperaturas abaixo da média histórica, que a cidade ganhou outra cara – fria e cinzenta.
A estação de verão é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde.
No inverno, as noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio.
Depois de dias marcando temperaturas menores do que 25º, o tempo esquentou nesta quarta-feira. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Catalão registrou mínima de 20º e máxima de 34º.
A explicação para essa mudança no tempo estaria ligada ao fenômeno El Niño. Essa poderosa influência da natureza tem feito os primeiros dias de 2016 bem diferentes dos anos anteriores, quando se costuma ter período chuvoso e temperaturas mais amenas.
De acordo com o Inmet, a manifestação está mexendo com as temperaturas e o comportamento do clima, tendo dias mais quentes e chuvosos em lugares frios e secos e sem calor em regiões comumente quentes.
Esta quarta-feira revela o que realmente deveria estar acontecendo em Catalão. Seguindo dados históricos, os dias seriam de sol forte com muitas nuvens e previsão de chuvas passageiras a qualquer hora.
O Inmet previu que amanhã, 21, será também um dia em que os termômetros estarão em alta, chegando a marcar 31º. De sexta em diante as temperaturas voltam a cair, as chuvas a incidir e o catalano a viver o inverno em pleno verão.
Por: Gustavo Vieira