Sem categoria

Rádio Cultura deve operar em FM a partir de agosto deste ano

Spread the love

b8f3e9531e0a2d1e711c83a9f50e9cd4

A direção da Rádio Cultura de Catalão vem anunciando constantemente que a emissora vai encerrar suas atividades no AM, frequência em que opera há mais de 60 anos, e migrar para o FM.

A previsão é de que a partir do meio do ano, provavelmente em agosto, a empresa já esteja operando em ondas médias, disse Carlos Roberto, diretor comercial. A Rádio Cultura, que atualmente transmite apenas pelo 570 AM, assumirá a frequência 101.1 FM.

“Para realizarmos a migração, do AM para o FM, a emissora vai ter que trocar transmissores, antenas, equipamentos auxiliares, ou seja, todo o sistema de transmissão de sinal. Além disso, vamos ter que pagar pela licença para operar na outra faixa… São coisas onerosas, mas que só vem a acrescentar. Entendo que a população de Catalão e de toda a região é que vai ganhar com isso porque, além de tudo, vamos repaginar toda a nossa programação também, o que, por consequência, vai deixá-la ainda mais competitiva, moderna e atraente”, disse Carlos.

Segundo o Ministério das Comunicações, das 1,8 mil emissoras AM em operação no país, cerca de 1,5 mil já solicitaram a mudança para FM. O governo estima que cerca de 1 mil já poderão fazer a migração para a nova faixa em 2016. Os 400 restantes terão de aguardar a liberação de espaço que vai ocorrer com a implantação digitalização da TV no país. “Estamos, portanto, na primeira chamada do governo”, explicou Carlos.

O governo explica ainda que a migração de AM para FM depende da implantação da TV digital no país, já que parte das emissoras irá ocupar a faixa hoje destinada à TV analógica. O sinal analógico será desligado aos poucos no país até 2018.

Por: Gustavo Vieira/Foto: reprodução