Jardel desqualifica opinião de Deusmar Barbosa
A Prefeitura de Catalão divulgou no dia 5 de janeiro edital de concurso público para 294 vagas em 30 cargos de diferentes áreas. De nº 001/2016, todas as informações estão disponível na Internet pelo site www.catalao.go.gov.br, e no endereço eletrônico da empresa responsável pelo processo, o Instituto Qualicon (www.iq.org.br).
E são as duas, a prefeitura e o Instituto Qualicon, alvo de duras acusações do vereador Deusmar Barbosa, do PMDB. A idoneidade duvidosa da empresa, mediante a baixa credibilidade de seus organizadores, segundo ele, é que pode por em risco a confiabilidade do concurso.
O Instituto Qualicon também é o responsável por gerenciar o concurso público aberto pela Superintendência Municipal de Água e Esgoto de Catalão (SAE). O período de inscrição se encerrou no dia 13 de janeiro e as provas serão ministradas em 14 de fevereiro.
Em entrevista para uma emissora de rádio local, Deusmar não polpou palavras alegando que a empresa realizadora de concursos em questão possui problemas jurídicos em todo o país, colocando-a assim em descrédito, além de afirmar que o interesse da atual gestão com o certame nada mais é que “para deixar os comissionados deles na prefeitura, ‘carta marcada’… Cuidado, contrataram uma empresa frágil, cheia de rolo”, disse, “vai passar quem eles ( prefeitura) querem”, completa ele em outro momento.
Além disso, o peemedebista também apontou que o Executivo está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) por falta de transparência com o dinheiro do município.
Em Goiânia cumprindo agenda de compromissos, o prefeito Jardel Sebba (PSDB), através do aplicativo WhatsApp, em resposta, desqualificou as colocações do vereador. Segundo ele, as posições de Deusmar contra o seu governo e a sua pessoa não merecem atenção. “Sobre o MPF vou averiguar, mas quanto ao concurso, acho que você como repórter deveria investigar, afinal, Deusmar quer nos medir pela régua dele que, convenhamos, não pode ser parâmetro para ninguém sério.”
Com relação ao que o peemedebista disse, sobre o MPF investigar o governo Sebba por falta de transparência, a reportagem nada encontrou de efetivo, mas o assunto é pertinente.
De acordo com pesquisa feita pelo MPF e divulgada em 9 de dezembro do ano anterior, o Município de Catalão ocupa o 120º lugar no ranking da transparência entre os 246 municípios goianos. O resultado faz parte do Ranking Nacional da Transparência, apontamento alusivo ao Dia Internacional de Combate à Corrupção.
Com nota 4,40 num ranking de 0 a 10, a Atenas de Goiás não ocupa situação nada confortável em relação a municípios como Anápolis, Jataí e Chapadão do Céu que obtiveram, respetivamente, nota 9,10, 8,80 e 8,30. Confira a reportagem aqui.
Sobre o estudo do MPF, Jardel, em recente entrevista ao Blog, disse que por falta de habilidade na publicação de dados ou outra coisa qualquer é que o resultado se deu como tal. “Nossas licitações, nossos pregões, tudo têm transparência total; talvez nós não tenhamos condição ou habilidade de colocar tudo no Portal da Transparência”, explicou.
Esta reportagem o leitor pode conferir clicando aqui.
Por: Gustavo Vieira