Aedes aegypti: cada vez mais goiandirense
O ano não começa tão positivo para a cidade de Goiandira. O município, que tem pouco menos de seis mil habitantes, lidera em incidência de casos da dengue em toda a região. Segundo o Boletim da Dengue da Secretaria de Estado de Goiás, com relação a primeira semana deste ano, precisamente de 03 a 09 de janeiro, a cidade apresentou nível médio de ocorrência da doença.
Os números apontam que a cidade da Terra Branca ocupa o quarto lugar entre os dez com maior risco à população. A incidência chegou a 217 para 12 cidadãos infectados com a doença.
A realidade é visivelmente preocupante, mas já esteve pior. No mês de dezembro do ano anterior, no acumulado de quatro semanas, Goiandira ocupou o topo dos comparativos em todo o estado com 71 casos, incidência de 1.286 e alto risco de proliferação da dengue.
Para calcular a incidência, divide-se a quantidade de notificações (ou seja, o número de novos casos da doença) pela população do município e multiplica-se por 100 mil. O Ministério da Saúde considera três tipos de risco em relação ao mosquito: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alto (mais de 300 casos/100 mil habitantes).
Nenhum outro município da região da Estrada de Ferro foi citado.
Por: Gustavo Vieira