Sem categoria

Tempo: chove hoje, amanhã e durante todo o mês

Spread the love

chuvajpg135790254150eff2cd97663

É notável que o início de 2016 começou bastante chuvoso em relação ao mesmo período dos últimos dois ou três anos.

Para hoje, 13, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), o tempo para toda a região Centro-Oeste deve ficar da seguinte forma: no Noroeste de Mato Grosso: nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas pela tarde. No Sul de Mato Grosso do Sul: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva. Temperatura amena no Leste de Goiás. Temperatura máxima: 32°C no Noroeste de Mato Grosso do Sul. Temperatura mínima: 19°C no Distrito Federal.

Amanhã, dia 14: muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora em todas as áreas da região. Temperatura amena no Leste de Goiás.

Tendência: no Sul de Mato Grosso do Sul: nebulosidade variável e possibilidade de pancadas de chuva isoladas pela tarde. Nas demais áreas da região: muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. Temperatura estável.

Em Catalão, segundo o site Climatempo, o dia terá sol tímido com muitas nuvens a nublado com chuva de manhã.  A tarde será chuvosa com temporal à noite. O dia seguinte (14) será chuvoso de manhã, tendo aberturas de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até tarde da noite. A máxima para esta quarta-feira é de 25° e  amanhã 29°.

Até o fim do mês: prevendo o aumento de chuvas até o fim de janeiro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou a previsão de afluências (chuvas) e de nível de reservatórios durante o mês de janeiro, passando a considerar um ritmo mais forte de chuvas na região Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento do país.

A Energia Natural Afluente (ENA) projetada para o mês foi elevada para cerca de 100% da média de longo termo (MLT) para meses de janeiro. Com isso, o nível de água armazenada nos reservatórios do submercado terminará o mês com o equivalente a 39,2% da capacidade de reserva, acima dos 30,84% registrados na ultima segunda-feira (11).

Por: Gustavo Vieira com agências de climatologia