Prefeitura lança projeto de restauração da Igreja de São João
Obra tem previsão de início para janeiro de 2016
Nessa quarta-feira (16), o prefeito Jardel Sebba (PSDB) realizou, no auditório do Palácio Pirapitinga, o lançamento do Projeto de Restauração e Revitalização da Igreja de São João, aprovado pelo Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Catalão; reativado pela administração municipal, após 11 anos fora de atividade.
O evento contou com a participação da primeira dama e secretária de Promoção e Ação Social, Anna Sebba; e dos conselheiros: Ismar da Silva Costa (UFG/Regional Catalão), Cacilda Aparecida Alves e Rafael Purcina (Fundação Cultural Maria das Dores Campos), Marcelo Mendonça (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Geordano Paraguassu (Procurador Geral), Frei Edgar (Diocese de Ipameri), Silvano ‘Mecânico’ (Câmara municipal); e demais vereadores.
De acordo com Jardel Sebba, o Morrinho de São João é um dos, senão o mais importante, patrimônio histórico da cidade. “Um cartão postal, onde catalanos e visitantes apreciam a beleza de nossa cidade. Independente de religião, é um local sagrado, que agrada as pessoas que acreditam em Deus”, ressalta. Segundo Geordano Paraguassu, a partir de agora, o município está, legalmente, autorizado a realizar intervenções no complexo do Morrinho de São João. “A obra será executada com total respeito às características originais da construção [Século XIX], seguindo os patamares de preservação exigidos”, explica.
A obra está prevista para ser iniciada na segunda quinzena de janeiro, com duração de, aproximadamente, seis meses. Essa conquista foi obtida através de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), firmado entre a Prefeitura e a empresa Igeologia Serviços de Mão de Obra e Representação Ltda. Entre as ações firmadas no TCA, a administração municipal já realizou o cercamento do perímetro do Morro São João, respeitando as divisas das residências, bem como foi regularizado a situação jurídica dos imóveis existentes no local e, por fim, as providências de fiscalizar, de forma permanente e constante, a área.
Frei Edgar, representando a Diocese de Ipameri, destacou que, sem a participação do poder público, não haveria condições de oferecer esse presente aos cidadãos catalanos. “Somos gratos a todos os envolvidos nessa obra, que já é abençoada. Em breve, voltaremos a realizar batizados, missas e casamentos na Igreja de São João”, conclui.
Para Marcelo Mendonça, secretário de Meio Ambiente, “essa e todas as outras vitórias na área ambiental de Catalão, só foram possíveis, porque contamos com a sensibilidade e a proatividade do prefeito Jardel. Trabalhar com um gestor que entende as urgências do meio ambiente, é motivador”, enfatiza.
ASCOM / Prefeitura