Sem categoria

Catalão tem índice ruim em transparência com o dinheiro público

Spread the love

ruim

O Município de Catalão ocupa o 120º lugar no ranking da transparência entre os 246 municípios goianos. O resultado faz parte do Ranking Nacional da Transparência, divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Ministério Público Federal como parte da programação alusiva ao Dia Internacional de Combate à Corrupção.

Com nota 4,40 num ranking de 0 a 10, a Atenas de Goiás não ocupa situação nada confortável em relação a municípios como Anápolis, Jataí e Chapadão do Céu que obtiveram, respetivamente, nota 9,10, 8,80 e 8,30.

O levantamento foi feito pelo MPF em todos os 5.568 municípios do Brasil, no período de 08/09/2015 a 09/10/2015. A avaliação, que tem como finalidade mensurar o grau de cumprimento da legislação por parte dos municípios e estados, foi feita com base em um questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). O índice leva em consideração aspectos legais e boas práticas de gestão, incluindo a divulgação de informações sobre receitas, despesas e licitações.

Entre os estados e mais o Distrito Federal, os levantamentos qualificam Goiás como o 15º  colocado com nota 6,80, contra 10 do Espírito Santo. Já entre as capitais, Goiânia é umas das menos transparente do país (6,40) e Porto Alegre a mais (10). A pior é Palmas (3,70).

Os resultados contrariam as administrações de Jardel Sebba, prefeito de Catalão, e Marconi Perillo, governador de Goiás, ambos do PSDB, que comumente alegam primar pela lisura, responsabilidade e clareza com o dinheiro público.

Na região o município que conseguiu melhor pontuação (e nem foi tão boa assim) foi Ipameri, tendo alcançado 5,70. Ouvidor vem em seguida com 5,30, depois Davinópolis com 4,70, Cumari e Nova Aurora 4,60, Campo Alegre de Goiás 4,20, Três Ranchos 3,50, Anhanguera 3,10 e Goiandira apenas 2,20.

Os dados gerais podem ser conseguidos aqui.

TRANSPARENCIA

Por: Gustavo Vieira com informações do MPF