Municípios da região arcam com o pagamento do 13º salário
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, a economia goiana deverá receber, até o final de 2015, a título de 13° salário, cerca de R$ 4,3 bilhões, aproximadamente 2,5% do total do Brasil e 28,2 % da região Centro-Oeste. Este montante representa aproximadamente 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual e será pago aos trabalhadores do mercado formal, inclusive aos empregados domésticos, aos beneficiários da Previdência Social, e aos aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados e municípios.
Em meio à crise no país as prefeituras é que estão sofrendo e trabalham para garantir aos servidores municipais o benefício, ainda que em alguns casos o pagamento comprometa a segunda parcela ou outras previsões. Vários gestores municipais enfrentam, desde o início de seus mandatos, em janeiro de 2013, arrocho financeiro, com excessivas obrigações e demandas sempre superiores às receitas.
Na região, três cidades mostram que estão fazendo o dever de casa direitinho. Anhanguera, Cumari e Nova Aurora pagam o 13º em sua totalidade ao servidor no mês do aniversário de cada um, portanto, estão em dia com a responsabilidade. Já Três Ranchos, que também usa o mesmo método para arcar com a despesa, está com o pagamento em atraso desde outubro. “Nós dependemos do royalties de Furnas para pagar os nossos funcionários, só que tem três meses que eles não repassam essa verba”, disse Daniel Pereira Sampaio, secretário da Fazenda. Ele contou que não sabe se a administração de Rolvander Pereira (PSDB) irá conseguir quitar o débito neste ano.
Ouvidor também usa o sistema para o pagamento do 13º salário. De acordo com Elsa Leão, secretária de Finanças, o governo de Onofre Galdino (PMDB) está em dia com o funcionalismo. Na mesma linha está a Prefeitura de Goiandira, pelo menos foi o que garantiu o prefeito Erick Marcus (PTB). “Também adotamos o pagamento do 13º no aniversário do funcionário. Fazemos isso com recursos próprios, com auxílio do Fundeb e outros meios”, explicou.
Os trabalhadores comissionados da Prefeitura de Davinópolis vão passar o Natal bem mais sossegados e com dinheiro a mais no bolso. A assessora administrativa, Clênia Pereira da Silva, disse que o pagamento da remuneração adicional deve ser realizada na próxima quinta-feira (10). “Isso porque os efetivos já receberam, são contemplados no mês de seu aniversário. Tá tudo certo por aqui”, frisou. Mais distante (74 km) um pouco está Campo Alegre de Goiás. Administrada por Thiago Manteiga (PMDB), a cidade acompanha o mesmo cronograma de Davinópolis.
Já Catalão está atrás em relação a obrigação de pagar o salário bônus dos servidores. Não tendo quitado a primeira parcela do proveito até 30 de novembro, como rezam as leis 4.090/62 e 4.749/65, o governo local deverá realizar o pagamento total até a data limite que é 20 de dezembro. Os secretários de Finanças e de Administração, Clayton Peixoto e Marco Dahas, respetivamente, não foram encontrados. A informação foi repassada pelo RH.
Por: Gustavo Vieira