Tarifa do transporte coletivo terá reajuste de 45%
O valor da passagem de ônibus em Catalão ainda não foi alterado, mas o anúncio da mudança foi recebido com uma série de reclamações de usuários desavisados e descontentes com a informação. O custo da passagem deve passar de R$ 2,00 para R$ 2,90 já no próximo domingo (15).
Embora o novo operador do serviço (Pastrans – que deve mudar seu nome para A Cidade de Catalão) tenha aumentando o número de veículos em relação a empresa anterior e implantando o sistema de baldeação ou integração, que é quando o cliente usa até duas linhas pelo preço de um bilhete, alguns usuários ouvidos pela reportagem do Blog, na manhã desta sexta-feira, disseram não aprovar o reajuste.
Telma Lurdes Pereira da Costa, auxiliar de serviços gerais, chegou a se exaltar ao responder o que acha do novo custo da passagem do transporte coletivo. “É pra acabar com tudo mesmo! Esse prefeito (Jardel Sebba – PSDB) prometeu melhorias para os coletivos, disse que a passagem custaria um real durante sua campanha, que tudo seria muito melhor e o que estamos vendo não é isso. Eu ganho muito pouco para ficar dando para esses ônibus, agora vou ter que andar a pé e usá-los só quando eu tiver que ir muito longe (…)”. “Esse prefeito tem que sair daí”, contou a senhora em um dado momento, “se alguns ônibus fossem queimados, eu queria ver se a passagem subiria”, completou em outro.
A cabeleireira Sandra Aparecida, moradora do bairro Castelo Branco, também não aprovou o reajuste de 45% na tarifa. “Eu estou no ponto de ônibus a mais de meia hora esperando o coletivo e nada. Ele (prefeito) tirou a empresa antiga prometendo melhorias, disse isso, falou aquilo; mas do jeito que vai indo eu prefiro como estava. É caro demais esse aumento e no final do mês a gente vai sentir no bolso essa diferença”. A mulher falou que se fará presente na coletiva.
O aposentado José Antônio, que preferiu não ser fotografado, avalia que o catalano não foi informado a tempo sobre o reajuste. “A prefeitura tá trazendo veículos velhos, usados em São Paulo, para posar de novos aqui. Fui motorista de ônibus por mais de 30 anos e acho um absurdo pagarmos tão caro e não termos qualidade no serviço prestado. É uma falta de respeito!”, indigna-se.
O concessionário foi procurado para se pronunciar sobre o assunto, e Paulo Viana, gerente da empresa, preferiu não dar detalhes da alteração. Ele apenas confirmou que a passagem terá novo valor depois de amanhã. “Amanhã será feito uma coletiva de imprensa, no auditório da prefeitura, às 10h, para informarmos à população da necessidade dessa mudança. Lá é que vamos dar todas as informações que precisão ser repassadas”, disse. A reunião foi agendada pelo governo local.
Como apontado pelo usuário do sistema coletivo de ônibus, o governo de Catalão não fez a divulgação antecipada da mudança e também preferiu se manifestar apenas no evento marcado para a imprensa. A população também pode participar.
Por: Gustavo Vieira