Adisgo promove evento para alertar a população sobre o diabetes
Em celebração ao Dia Mundial do Diabetes, a Adisgo (Associação dos Diabético do Sudeste Goiano), com o apoio do governo municipal, realiza uma série de atividades neste dia (12) em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado oficialmente em 14 de novembro.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Internacional do Diabetes, 382 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença. Só no Brasil, 6% da população têm o diagnóstico confirmado. Porém, especialistas estimam que o número possa ser maior por se tratar de uma doença silenciosa e ainda afirmam que um dos principais problemas é estar acima do peso. Apesar de a obesidade estar diretamente ligada à alta incidência da doença, fatores genéticos e ambientais também são responsáveis pelo diabetes.
“O objetivo é conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento adequado da doença. Ao longo da programação, todos terão a oportunidade de participar de diversas palestras educativas, realizar exames gratuitos como medição da taxa glicêmica pelo teste feito no dedo, aferição da pressão arterial, entre outros”, disse a presidente da entidade, Analíssia Morum.
A dançarina e estudante Brenda de Cássia Ribeiro (15), paciente da Adisgo, contou que saber o que é o diabetes a ajudou a melhor lidar com a doença. “Tinha nove anos quando descobri e foi mais difícil ainda para minha família, meus pais pensaram ser culpa deles e não é assim. Essa questão está mais ligada a hereditariedade e aos maus-hábitos, e conhecer melhor esse mal me ajudou bastante. É preciso buscar ajudar e informação para uma vida melhor”, contou.
As ações começaram logo pela manhã no Centro de Convivência da Terceira Idade, local de onde dezenas de pessoas (profissionais, voluntários e pacientes) saíram para uma caminhada pelo Centro da cidade, a fim de alertar a população sobre a doença.
Por: Gustavo Vieira