Catalanos estão intrigados com figura
Um desenho um tanto diferente tem chamado a atenção de muitos catalanos. Sua peculiaridade é um mistério e em diversos locais da cidade ele pode ser encontrado.
Nas redes sociais, especialmente, a imagem vem sendo tema de muita discussão e brincadeira, além de alguns que têm levado o papo muito a sério. O fato é que o assunto vem dando o que falar.
Há quem atribua a figura à símbolos da cultura afro-brasileira, alguns pensam ser um emblema que representa um ser, ceita, objeto ou ideia abstrata; outros fazem apenas piada. Interpretações não faltam.
Georreferenciamento. Alguém sabe do que se trata? Contrariando esses e tantos outros posicionamentos, a imagem nada mais é que uma informação geográfica para obtenção de coordenadas em um dado de sistema de referência, ou seja, são pontos de controle de imagens de satélite.
Foi isso o que o secretário municipal da Comunicação, João Antônio Pinheiro, contou à reportagem. Segundo ele, a figura nada mais é do que uma “marcação do processo de georreferenciamento feito para a emissão dos IPTUs com as fotos e também imagens aéreas, mapas… Como se fosse a calibragem do maquinário”, explicou.
Os pontos de georreferenciamento, assim também chamados, são locais que oferecem uma feição física perfeitamente identificável de qualquer região, propiciando na obtenção das coordenadas de que se necessita através de levantamentos topográficos por meio do GPS – Sistema de Posicionamento Global.
Sua aplicação
No Brasil, a Lei 10.267/01 torna obrigatório o georreferenciamento do imóvel na escritura para alteração nas matrículas, como mudança de titularidade, remembramento, desmembramento, parcelamento, modificação de área e alterações relativas a aspectos ambientais. (Fonte: Wikipédea)
Por: Gustavo Vieira/Fotos: reprodução