Agora, é a vez dos homens
Depois do Outubro Rosa, chegou a vez do Novembro Azul, mês internacionalmente dedicado as ações de prevenção e detecção precoce de câncer de próstata e à saúde do homem.
69 mil casos. Está é a expectativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o número de pacientes com câncer de próstata neste ano. Destes, um em cada 34 deve morrer da doença.
Ainda segundo o Inca, esse tipo de doença tem mais incidência que o de mama. Em 2014 foram registrados 68.800 novos casos de tumor na próstata, contra 52.680 de mama.
De acordo com a ONG britânica Cancer Care, 1,1 milhão de homens são afetados pelo câncer de próstata e a enfermidade provoca 307 mil mortes no mundo, todos os anos. A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce tem 90 % de chances de cura. O exame deve ser feito anualmente a partir dos 50 anos, e, nos casos de quem está no grupo de risco: negros e quem tem parentes de primeiro grau que tiveram a doença. Estes, devem procurar a ajuda médica a partir dos 45 anos, alerta o urologista Alfredo Canalini, membro da SBU.
A Secretaria de Saúde de Catalão ainda não divulgou quando devem ser iniciadas as atividades alusivas ao período, mas adiantou à reportagem que está preparando intenso trabalho de conscientização que será muito em breve divulgado a todos.
Por: Gustavo Vieira