Sem categoria

Catalão: eleita uma das dez melhores cidades do Centro-Oeste para se viver

Spread the love

IDH do município é considerado alto para os padrões estabelecidos

Catalão está entre as dez cidades com mais alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da região Centro-Oeste. A informação foi obtida a partir da análise dos dados do Censo IBGE/2010, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fundação João Pinheiro; segundo a metodologia do IDH Global pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)

O IDHM brasileiro é composto por três das mais importantes dimensões do desenvolvimento humano: a oportunidade de viver uma vida longa e saudável (longevidade), de ter acesso ao conhecimento (educação) e ter um padrão de vida que garanta as necessidades básicas (renda), representadas pela saúde, educação e renda. A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao índice geral de IDHM. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.

De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, divulgado em 2013, Catalão apresenta IDHM de 0,766, situado na faixa de Desenvolvimento Humano Alto (entre 0,700 e 0,799). Os índices de Educação e Renda também encontram-se em situação favorável, com 0,715 e 0,769, respectivamente. A Saúde dos catalanos é o aspecto que merece mais destaque, segundo a pesquisa, registrando um nível ‘muito alto de desenvolvimento humano’, com IDHM de 0,819. De 5.565 municípios do Brasil, Catalão ocupa a 274ª posição. Dentre os 466 municípios do Centro-Oeste, a cidade está em 7º lugar. Em âmbito estadual, perde apenas para Ceres (2º) e Goiânia (1º).

Segundo Jardel Sebba (PSDB),“em primeiro lugar, quanto cidadão, é uma alegria muito grande ter nascido e formado família em Catalão. Esse lugar é fascinante”, exclama. “Como político, é uma honra fazer parte dessa história tão bonita de evolução constante da nossa cidade, antes como deputado estadual e agora como prefeito, lutando para que os benefícios sejam mantidos e multiplicados”, salienta. Para Jardel, o sucesso do município, a nível estadual e nacional, se deve aos próprios catalanos que, segundo ele, “são um exemplo de povo acolhedor, dinâmico, empreendedor e versátil. É a população que leva a cidade às melhores posições do país. O professor, o engenheiro, o frentista, o caixa de supermercado, o médico, o estudante, o operário… São eles que fazem de Catalão uma das melhores cidades para se viver”, conclui.

Confira a lista das dez cidades mais desenvolvidas do Centro-Oeste:

1º Brasília (DF); 2º Goiânia (GO); 3º Cuiabá (MT); 4º Campo Grande (MS); 5º Ceres (GO); 6º Lucas do Rio Verde (MT); 7º Catalão (GO); 8º Goiandira (GO); 9º Nova Mutum (MT); 10º Jataí (GO).

Para mais informações, acesse:

www.atlasbrasil.org.br/2013

www.censo2010.ibge.gov.br

www.pnud.org.br

ASCOM / Prefeitura