Sem categoria

6ª Parada Gay acontece no próximo domingo

Spread the love

12009793_902331366514032_6475644370517520513_n

“Eu nasci assim e morrerei assim! Basta de homofobia! ”. É com este tema que o Movimento por Cidadania e Direitos Humanos LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros] de Catalão (MCDH – CAT) promoverá a 6ª Parada Gay, marcada para o próximo domingo (27).

A concentração inicial está agendada para as 14h às 18h na “Praça Marca Tempo”, na Avenida José Marcelino, onde haverá ações de prevenção e blitze educativas com entrega de material informativo; e de 19h às 22h no calçadão da represa do Clube do Povo, local reservado para toda a organização festiva.

O coordenador e presidente do MCDH-CAT, Wéder César Cândido, espera um evento com mais de 3 mil participantes, número alcançado pela edição 2014 da festa.

A programação conta com vários DJs que vão comandar os shows próximo ao Clube do Povo, além das apresentações artísticas de gogo-boys, gogo-girls, drags e grupos de dança. “Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde teremos esse ano a Tenda da Prevenção, onde será feito orientações sobre os cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis e outros riscos. Vamos aproveitar o evento para fazer reivindicações diversas ao poder público também”, disse Wéder.

Como surgiu

Uma batida policial no bar Stonewall, frequentado por gays e lésbicas em Nova York, em 1969, deu o pontapé para a primeira parada do orgulho LGBT do mundo. A prisão e o espancamento de várias pessoas levou 2.000 manifestantes às ruas da cidade no dia 28 de junho daquele ano.

Desde então, o “28 de junho” se tornou o dia oficial do orgulho gay. As manifestações no bairro de Greenwich Village, na ilha de Manhattan, deram início a um movimento pelos direitos civis dos cidadãos homossexuais que conseguiu vários avanços nas últimas quatro décadas. A homossexualidade deixou de ser considerada crime e doença em vários países e muitos outros passaram a permitir o casamento entre pessoas de mesmo sexo.

Hoje em dia, praticamente todos os países europeus e vários outros das Américas possuem suas paradas de orgulho gay. O Brasil é sede da maior festa do gênero desde 2007 – Fonte: R7.

Por: Gustavo Vieira