Polo Catalão da UAB terá Conselho Gestor
A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira, 15, Projeto de Lei nº 96/15, que possibilita a criação do Conselho Gestor para o polo Catalão da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A sessão foi a 33ª do ano e o texto é de autoria do prefeito Jardel Sebba (PSDB).
Com a sanção do chefe do Executivo e posterior posse dos membros que vão gerir a unidade de apoio presencial do sistema UAB, o conselho terá a obrigação de acompanhar e apoiar o desenvolvimento das atividades administrativas, acadêmicas, científicas e culturais realizadas no polo, além de outras atividades.
“Com o projeto aprovado o prefeito não precisa demorar para concretizar isso, e com o conselho operando a qualidade do ensino vai melhor e muito, mais cursos poderão vir para Catalão e quem sabe até mais para frente a UAB possa se transformar em uma universidade como as outras que temos aqui. Então basta força de vontade”, disse o professor e vereador Vandeval Florisbela (PMDB).
Em plena atividade no município desde 2005, o sistema especializado no ensino à distância visa integrar universidades públicas para oferecer cursos de nível superior a quem tem dificuldade de acesso à formação universitária. A Secretaria Municipal de Educação é parceira do Ministério da Educação na administração da instituição de ensino.
O conselho será formado por um coordenador do polo; e representantes da equipe de servidores administrativos; das instituições de ensino superior ofertantes de curso; do corpo discente matriculado; dos tutores presenciais dos cursos; do mantenedor do polo; da sociedade civil, nomeado como membro do Conselho Municipal de Educação; e do Poder Legislativo Municipal.
Por: Gustavo Vieira