Nascidos em setembro já podem sacar o abono do PIS
Quem está precisando de uma renda extra e nasceu no mês de setembro deve ficar atento ao calendário do PIS. O Governo liberou ontem, 15, mais um lote de pagamento do abono e do rendimento do PIS.
O número de beneficiados não foi divulgado, mas eles devem se enquadrar nas exigências do programa para receber o dinheiro. Os trabalhadores nascidos em outubro poderão sacar a bolada a partir dos dias 14 e 15 do próximo mês.
O abono equivale a um salário-mínimo (R$ 788,00). Já o rendimento depende da conta PIS e é devido apenas para quem foi incluído no sistema até 4 de outubro de 1988.
O calendário de pagamento é feito pelo Ministério do Trabalho e leva em conta o mês de aniversário do trabalhador.
Nesse exercício, o cronograma foi estendido. Começou em agosto e vai até março de 2016. Até o ano passado, o prazo, utilizando o mês de nascimento do beneficiário, terminava em novembro.
Depois, seria possível sacar o recurso independentemente do aniversário até o dia 30 de junho.
Regra
O dinheiro é pago a trabalhadores que tiveram remuneração mensal, em média, de até dois salários (R$ 1.576,00) durante o ano anterior. É preciso ainda ter sido cadastrado no PIS há, no mínimo, cinco anos.
Onde ir
O dinheiro está liberado nesta terça-feira (15) para quem tem conta na Caixa Econômica Federal. Basta ir a uma das agências tendo em mãos o número do PIS e um documento de identificação.
Para quem não é cliente, o dinheiro estará livre na quinta-feira (17). Para pegá-lo, é só ir a uma lotérica. É preciso ter o Cartão Cidadão. É possível ainda usar o caixa eletrônico
Por: Gustavo Vieira