Vereador Paulo César pode ser beneficiado momentaneamente pela Reforma Política
A Câmara dos Deputados aprovou no dia 09 de setembro projeto de lei que versa sobre temas da Reforma Política. A doação de empresas a partidos, limites de gastos de campanha, pesquisas eleitorais, tempo de TV, direito de resposta, participação feminina e a modificação do prazo para filiações foram alguns dos assuntos discutidos.
Com relação ao último, foi aprovado pela Câmara texto que prevê que um político, para se candidatar, precisa estar filiado ao partido político pelo menos seis meses antes da eleição, sobrepondo a antiga regra de um ano até a votação dos candidatos pelo eleitor. Todas as medidas precisam da sansão da presidência do país para serem efetivadas.
Com sérios problemas no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Catalão, o vereador Paulo César é um dos tantos que torcem para que o tempo de filiação até o pleito seja reduzido, o que possibilitaria melhor condições de definir os rumos da dança das cadeiras na política local.
O edil disse que vai aguardar o desenrolar de tudo para definir seu futuro, e deu sinais de que não deve concorrer às eleições seguintes pela legenda a qual é integrante hoje. “Espero que isso seja resolvido o quanto antes, e caso se confirme poderei escolher onde acho que será melhor para disputar. Dificilmente ficarei no PMDB porque aqui só tem uma pessoa nesse partido, os outros não sobem e não têm espaço e sei que devemos procurar outros meios de subir”, explicou.
Paulo César negou que inicialmente estivesse migrando para a sigla do prefeito Jardel Sebba, do PSDB, e reforçou que no momento apenas está estudando convites não tendo nada acertado ainda. Ele é líder do chefe do Executivo na Câmara e supostamente estaria se referindo a Adib Elias (PMDB), deputado estadual, quando comentou “aqui só tem uma pessoa nesse partido”.
A presidência da República tem prazo de 15 dias, a contar da aprovação, para sancionar ou vetar as propostas destinadas a valer para pleito de 2016. Se rejeitado, políticos com interesse em se desligar de suas bandeiras partidárias para se integrar a outras legendas, como Paulo César, terão até o dia 30 de setembro próximo para assim proceder.
Por: Gustavo Vieira