CMDCA divulga lista dos candidatos a conselheiro tutelar de Catalão
O Conselho Tutelar de Catalão tem 39 candidatos na disputa por uma das cinco vagas disponíveis. A lista foi divulgada pelo Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), após os candidatos passarem por avaliações de conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, de informática e psicológica.
A campanha eleitoral – que pode ser feita pela internet, pela mídia e na rua – teve início no dia 1º de setembro e segue até 4 de outubro, data da eleição, quando serão escolhidos os cinco membros titulares.
A votação será no Centro de Ensino Superior de Catalão (Cesuc), das 8h às 17h. Todos os eleitores do município podem votar em até cinco candidatos. Para tanto, é preciso apresentar um documento com foto e o título de eleitor.
O mandato dos conselheiros será de quatro anos e caberá a eles atender crianças e adolescentes em situação de risco, que tenham o direito violado quanto à educação, cultura, esporte, lazer e outros; e que estejam em situação vulnerável, sofrendo com maus-tratos, abandono pelos pais, trabalho infantil, exploração sexual e demais.
De acordo com a Lei 12.696/12, cada município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal deve ter, no mínimo, um Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de cinco membros, escolhidos pela população local. Os salários serão de R$ 2.872,91 por 40 horas trabalhadas na semana.
Confira a lista com os candidatos:
Por: Gustavo Vieira