Chuva: grande aliada no combate a incêndios florestais
Sempre bem-vinda a chuva é muito boa não apenas para a agricultura e para garantir o abastecimento das cidades, mas ela ajuda também no combate às queimadas.
Com a vegetação e o solo úmidos fica mais difícil o início e o alastramento dos incêndios, causa de grande preocupação dos bombeiros, ambientalistas e produtores rurais nesta época do ano.
De acordo com o comando do 10º Batalhão do Bombeiro Militar de Catalão, do início do ano até o fim do mês agosto, aconteceram 102 registros de queimadas controladas na região.
Na última quarta-feira, 09, o Parque Ecológico Municipal Pasto do Pedrinho, na área urbana de Catalão, com mais de 50 hectares, foi alvo de mais um incêndio de grandes proporções, o que aumentou as estatísticas de queimadas no município. As labaredas chegaram a destruir três hectares da reserva ambiental, e os bombeiros demoraram quase cinco horas no combate às chamas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as chuvas vão cessar provisoriamente amanhã, 10, dia em que pode chover de maneira constante e com pancadas e trovoadas. Os dias seguintes, até domingo (13), terão apenas muitas nuvens no céu, mas sem chuva.
Previsão melhor apresenta o site ClimaTempo. A página da web mostra que as chuvas devem continuar até a próxima quarta-feira, 16, com exceção para o dia 15, e isso já seria de grande valia para impedir novas queimas em matas na região.
Por: Gustavo Vieira