Sem categoria

Muitos produtores já iniciaram o preparo do solo para plantio

Spread the love

url

Apenas aguardando o início das chuvas, muitos produtores rurais da região Sudeste do estado começam a preparar a terra para o plantio. Alguns já estão bem adiantados nessa tarefa já tendo feito o corte de terra, como é chamado o preparo do solo para receber as sementes.

As cultivares mais comuns nesse período do ano em praticamente todo o Centro-Oeste brasileiro são: algodão, amendoim, arroz, café, cana-de-açúcar, feijão, mandioca, milho, soja e trigo; entre outros. Geralmente esses produtos são plantados nos últimos meses do ano para serem colhidos no início do ano seguinte.

O que vem preocupando e muito o homem do campo é a possibilidade de baixa incidência de chuva neste ano, o que fez com que muitos perdessem seus investimentos em 2014. Qualquer atraso ou prolongamento de seca ou chuva pode estragar os planos dos agricultores.

Exemplo disso é que a safra 2014/15 de soja em Goiás deve fechar com uma produção de 8,47 milhões de toneladas, segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Essa produção representa queda de 2,8% em relação à safra 2013/2014.

Mesmo com uma alta de 5% na produção total de grãos, os números estão abaixo do esperado pelo setor produtivo. A explicação está no forte veranico em janeiro, que deixou parte do Estado sem chuva por mais de 30 dias em plena safra de soja, causando perdas na produtividade da oleaginosa.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) sustenta que a quebra de safra foi superior à estimativa da Conab, alcançando 1,5 milhão de toneladas de soja a menos, quase 15% da produção de Goiás.

Como os meteorologistas preveem cada vez menos chuvas em todas as regiões do país todos os anos, o jeito é se preparar para não sofrer tanto com essa redução.

Por: Gustavo Vieira com informações da Aprosoja