Educação: Agenda Goiás é realizado em Catalão
Catalão recebeu ontem, 03, o quinto fórum do Agenda Goiás-Região Sudeste. O encontro foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Catalão, e Câmara dos Dirigentes Lojistas (ACIC/CDL), e contou com as participações do governador Marconi Perillo, dos deputados Thiago Peixoto (federal) e Gustavo Sebba (estadual), do prefeito Jardel Sebba, além do nome mais importante da programação, o de Cristovam Buarque, senador e palestrante do evento.
Em entrevista coletiva, Cristovam, que é um dos principais defensores da educação no país, disse que o setor em Catalão apresenta bons índices, mas que é necessário ainda mais. “Estamos progredindo, mas é necessário dar um salto. O Brasil é imenso crematório de cérebros, não estamos cuidando das nossas crianças. O governo federal precisa adotar todas as escolas do país e transformá-las em escolas federais, nos moldes de colégios militares. É o que chamo de Federalização da Educação Básica”.
O senador foi questionado pela reportagem sobre polêmico projeto de sua autoria, que obrigado que os pais compareçam às escolas pelo menos uma vez a cada dois meses, para acompanhar o desempenho dos alunos. “Gosto de fazer um paralelo entre o projeto e a obrigatoriedade do voto, pois se o voto é obrigatório, por uma questão pedagógica para o fortalecimento da democracia, porque então não exigir o compromisso de pais e responsáveis a irem à escola, como um exercício de cidadania? O voto é uma coisa importante, mas ir à escola do filho é até mais importante. ”
Cristovam é ex-governador do Distrito Federal, ex-ministro da Educação e é o criador do Bolsa Escola.
Marconi Perillo também ressaltou a importância da atividade e pontuou que para se alcançar mais qualidade na educação, o governo federal deve oferecer maior participação no setor. “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. E a educação pública de qualidade é capaz de se constituir num instrumento eficaz para reduzir desigualdades e ampliar o leque de oportunidades. Por isso, para se chegar lá é preciso o empenho de todas as esferas de governo”.
O governador pontuou três de suas mais relevantes conquistas para o avanço no ensino escolar goiano, sendo: a eleição direta para diretores, transferência direta de recursos para as escolas e o pacto pela educação.
Muito parabenizado pelo desempenho que conseguira nos índices nacionais da educação, Jardel Sebba disse que o Agenda Goiás em Catalão e os importantes nomes que aqui vieram, só vem somar para o crescimento e melhoramento da qualidade do que é oferecido nas escolas da cidade. “Não há futuro sem educação, e nós damos total cuidado a isso”, frisou.
O Agenda Goiás é uma realização do jornal O Popular, em parceria com a Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento (Segplan) e o Sebrae Goiás. O objetivo do projeto é discutir metas de desenvolvimento para serem alcançadas nos próximos 10 anos.
Por: Gustavo Vieira/Foto: reprodução