Sem categoria

Enéas x Nivaldo: qual nome o PMDB escolherá em Três Ranchos?

Spread the love

11797995_499657643531352_22208988_n

A grande novidade do PMDB em toda a região é o retorno de Nivaldo Aguiar, ex-prefeito de Três Ranchos, ao atual cenário político. Ofuscado politicamente por pendências judiciais, ele agora está apto a disputar as eleições majoritárias pela sigla no ano seguinte. Nivaldo governou o município entre 2005 e 2008.

Absolvido recentemente pelo Superior Tribunal de Justiça de Goiás (STJ-GO) da acusação de compra de voto e aquisição de materiais de construção com verba pública, o que lhe ocasionou punição por improbidade administrativa e suspensão dos direitos políticos por certo tempo, agora, o peemedebista, sem perder mais tempo, vem se articulando com os nomes da legenda e com a população da cidade para as eleições de 2016. Ele se coloca como pré-candidato na corrida para prefeito.

eneas

Mas as coisas podem não ser assim tão fáceis para Nivaldo Aguiar. Muito forte na cidadezinha é o nome de Enéas Torquato Pereira, mais conhecido como Enéas do Cartório. Também da mesma bandeira política, ele foi vice-prefeito e perdeu a última eleição para prefeito por lá, e igualmente anuncia sua pré-candidatura para concorrer a cadeira-mor do Executivo de Três Ranchos.

E agora, como fica a situação?

Em entrevista para o Blog os dois usaram discurso em tom apaziguado e até muito gentil, mostrando boa aceitação a qualquer que seja a escolha dos líderes para o próximo pleito eleitoral: “coloco meu nome à disposição do partido, mas, caso não seja eu o escolhido, já está definido que irei dar apoio ao outro”, disseram os dois. Tanto Nivaldo quanto Enéas descartaram possibilidade de racha no partido por isso.

Em todo caso, os ventos parecem soprar somente a favor de Enéas. Pelo menos foi o que pareceu durante ato de filiação do PMDB, ocorrido no dia 28 de agosto, em Ouvidor. A programação que acabou virando espécie de comício contou com a participação dos deputados Adib Elias (estadual) e Daniel Vilela (federal), além do prefeito Onofre Galdino, vereadores, secretários e cerca de mil pessoas, mas não com Nivaldo que só chegou perto do fim do encontro.

Em seu discurso ao lado dos aliados no palanque, Daniel falou que terá o maior prazer em apoiar Enéas para as eleições municipais de Três Ranchos. Já Adib: “Eu não faço essa escolha, não. As convenções é que vão definir quem vai para às urnas, e aquele que for designado terá o meu apoio.”

Muito se especula em desfavor de Nivaldo que no passado ele não teria oferecido suporte político para importantes membros do partido durante suas campanhas, e que seria esse o ponto em questão para ele não ser cotado a representar em definitivo a sigla a partir da metade do ano seguinte. “Estamos juntos no PMDB, só não fico nele se não me quiserem. Adib é um grande líder e não me falou nada até hoje, creio que se tivesse algo ele teria me chamado para conversar e assim não o fez”, disse Nivaldo.

A presidência estadual da legenda definiu que as convenções para as eleições municipais de 2016 serão decididas em junho do mesmo ano, período determinado pela legislação eleitoral.

Por: Gustavo Vieira