Cairo Batista fala ao Blog…
Gente boa do Blog, nossa reportagem falou com o presidente do PMDB de Catalão, comerciante Cairo Batista, ex- secretário de comunicação, meio ambiente e Ouvidor do município nos mandatos dos ex-prefeitos Adib Elias e Velomar Rios. Confira o teor da conversa:
Cairo, O PMDB é o maior partido de oposição em Catalão, governou a cidade por 12 anos consecutivos. Como vocês analisam a administração do atual prefeito?
Fizemos uma pesquisa recentemente e a avaliação da atual administração teve uma avaliação negativa de 87%, isso e o resultado de uma gestão pífia, sem planejamento e muito aquém do que a população estava acostumada. Já quase completando três anos, podemos dizer que a cidade andou para trás, um retrocesso que está custando muito caro aos cidadãos catalano.
Vários membros do PMDB são chamados pelo atual prefeito de “viúvas do PMDB”, as críticas de vocês não podem ser entendidas como apenas de quem perdeu o poder?
Quando perdemos a eleição a população nos colocou na condição de oposição e era imprescindível para a democracia e o que temos feito desde então é tentar mostrar a diferença que existe entre a forma que o PMDB administra com o modelo atual. Toda crítica que fazemos nada mais é do que a tradução da voz que vem das ruas. O termo viúva não nos incomoda, porque sabemos agora que 87% da população está nessa condição. Todo esse mundão de gente crítica a atual gestão e se sentem mesmo como uma viúva de marido vivo.
A relação do executivo com o legislativo estão viciadas, denúncias até de um vereador do PMDB dão conta de que existe corrupção na casa legislativa. Como o partido analisa esses fatos?
Quando o executivo vai mal, fatalmente a avaliação do legislativo é negativa também. Outro fato que preocupa são as denúncias de corrupção no legislativo, que tem por missão justamente o contrário que é fiscalizar o executivo e fazer leis. A decepção da população com os vereadores da situação é gritante e o comportamento atual deles não contribui em nada para melhorar a imagem negativa que a população tem deles hoje.
Crise no governo federal, estadual e na maioria das prefeituras brasileiras, Catalão é diferente?
O prefeito tenta passar essa imagem para a população, mas o povo sabe, que a crise do Governo Dilma só começou depois da reeleição, até então, 2013/14 foram anos de muito crescimento e onde a arrecadação de Catalão aumentou muito, por coincidência foram os dois piores anos da atual administração, onde se fez as dívidas que estão inviabilizando a Prefeitura. O povo pergunta onde foi parar esse dinheiro todo, já que ele não se traduziu em obras e serviços para a população. O que fica cada vez mais claro é que o próximo gestor precisa ser um cara experiente e empreendedor, porque vai ter que fazer um governo de recuperação no primeiro momento.
O PMDB está fortalecido para os embates de 2016? O nome de Adib Elias é consenso e já está consolidado?
O PMDB de Catalão é o mais forte de Goiás, temos mais de oito mil filiados, representantes das melhores famílias e seguimentos da sociedade. Temos ex-prefeitos, deputados, vereadores, vice-prefeitos, profissionais liberais, médicos, advogados, professores, empresários, gente altamente preparada, competente e com vida honrada que podem assumir uma candidatura pelo PMDB. Agora, todos sabem que o nosso maior líder é o deputado Adib Elias, ele no momento está focado em exercer o seu mandato de deputado da melhor forma possível e o está fazendo, a prova é que ele é hoje uma das estrelas da Assembleia, fazendo muito bem o trabalho de oposição é muito respeitado por todos os colegas e pela imprensa, sendo assim, o sonho da nossa militância é que o candidato seja ele e ele tem a preferência da direção do partido, de forma que vai depender dele, mas no momento não temos um candidato definido e o trabalho que estamos desenvolvendo agora é totalmente voltado para a preparação de candidatos a vereadores, onde queremos lançar uma centena de bons candidatos numa coligação que pode chegar a 14 ou 15 partidos.