Mitsubishi anuncia férias coletivas para setembro
Há quase um ano a fábrica da Mitsubishi em Catalão anunciava o primeiro período de férias coletivas, isso desde que se instalou na cidade, na década de 90.
De lá para cá as coisas não andaram muito bem para o setor automobilístico no país e ontem, 23, a direção da montadora programou para 14 de setembro a 03 outubro mais um tempo de “descanso” para os operários. Lembrando que a última ocorreu entre os dias 06 e 15 de julho passado.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Catalão (Simecat), através de seu presidente, Carlos Albino, informou que só foi comunicado oficialmente da decisão no mesmo dia.
“É importante lembrar que demissões não podem ocorrer neste período devido ao acordo feito na Justiça do Trabalho. Os trabalhadores têm direito a estabilidade até o mês de setembro, prorrogado até outubro para casos de substituição, totalizando 120 dias de manutenção dos postos de trabalho”, assegurou Albino e informou assessoria do sindicato.
A empresa, por sua vez, continua com a alegação de queda nas vendas e consequente baixa na produção, o que estaria hoje em torno de 35% de sua capacidade total, para tomar tal medida.
Como dito por Albino, pelo menos desta vez, mesmo que por breve período, os funcionários não serão demitidos, coisa muito diferente que aconteceu no meses anteriores, quando cerca de 200 trabalhadores foram desligados da empresa.
Greve realizada pelo sindicato em julho que contou com o apoio dos metalúrgicos forçou a montadora a readmitir vários homens e mulheres para seus antigos postos de trabalho.
Por: Gustavo Vieira