Prefeitura lança livro “Causos e Memórias da Terceira Idade de Catalão”
Livro custeado pela Prefeitura conta com 22 autores
A Prefeitura de Catalão, por meio da Fundação Cultural Maria das Dores Campos em parceria com a Secretaria de Promoção e Ação Social e a Universidade Federal de Goiás (UFG), lançou na noite desta terça-feira (18), no auditório do Palácio Pirapitinga, o livro “Causos e Memórias da Terceira Idade de Catalão – Antologia 2015”.
Além dos 22 escritores e parte de seus familiares, a solenidade contou com a presença da primeira-dama e Secretaria de Promoção e Ação social, Anna Sebba; a diretora do Núcleo de Convivência da Terceira Idade João Faiad, Maria Helena Máximo; o professor da UFG Regional Catalão, Ulysses Rocha Filho; o presidente da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, Rafael Purcina; vereadores e representantes de diversos segmentos da sociedade. “Causos e Memórias da Terceira Idade de Catalão – Antologia 2015” é composto por 124 poemas e 22 escritores, que foram selecionados no final de 2014. O evento de lançamento fez parte das comemorações pelos 156 anos de Catalão.
Pedro Ferreira da Silva, 83 anos, um dos escritores mais velhos do livro, fala da emoção de ver a sua história em um livro: “Fiquei surpreso ao saber que meus poemas seriam lançados em um livro. Não contive a emoção, ainda mais quando se trata de uma história baseada em fatos reais. Como não sei escrever, contei com a ajuda de meu neto, enquanto eu ia declamando, ele escrevendo para mim. Dedico este livro a todos os meus familiares, em especial a minha esposa que está com Deus, tenho certeza que assim como eu ela esta muito feliz com este tão desejado sonho”.
Secretaria de Ação e promoção social, Anna Sebba diz sentir orgulho por ser catalana ao ver grandes escritores na cidade: “Estou muito feliz nesta noite. Esse programa é motivo de orgulho não só para mim, mas também para todos os catalanos e para nossa Prefeitura, que tem o maior prazer em apoiar ações assim. Resgatar a história de Catalão e região através de poemas, causos e prosas é lindo”. Segundo a primeira-dama, já estão um novo edital já está sendo pensado para o “Causos e Memorias 2”, que deve ser publicado em 2016.
Rafael Purcina acredita que o Concurso Literário “Causos e Memórias” proporcionou aos idosos de Catalão uma cultura para a melhor idade. “O intuito dos concursos literários promovidos pela Fundação Cultural é dar o reconhecimento merecido aos artistas de nossa cidade. Este é um divisor de águas, um sonho quanto para mim e todos os escritores, que compartilharam suas experiências de vida conosco”, destacou.
“Estou feliz em ter participado da seleção e agora do lançamento do livro. Fizemos um belo trabalho. Agradeço pelo convite e estou à disposição para as próximas seleções”, enfatizou Ulysses Rocha Filho, professor da regional UFG.
“Fico feliz em saber que parte de nossos escritores do Livro “Causos e Memórias” são participantes do Núcleo de Convivência da Terceira Idade. Contribuir para que a cultura seja mais rica é lindo, é gratificante ver esses frutos catalanos dando um show em histórias”, afirmou Maria Helena Máximo, a diretora do Núcleo.
José Henrique França foi à cerimônia de lançamento representar o pai, José França, um dos escritores do livro, que faleceu há alguns dias. Ele se disse ansioso em ver o sonho do pai concretizado. “Eu estava ansioso para o lançamento deste livro. Infelizmente, Deus o levou, mas meu pai deixou um sonho concretizado: suas histórias em um livro. Eu e boa parte dos familiares estamos presentes aqui hoje para prestigiá-lo”, emocionou-se.
Obra
“Causos e Memorias” surgiu após o lançamento do livro “Contos e Poemas, em 2013. Durante o ano de 2014, representantes do governo Municipal e do Departamento de Letras da UFG trabalharam na seleção e revisão dos textos entregues. As inscrições do concurso foram abertas para um público específico, com idade igual ou superior a 60 anos. A editoração e publicação de 600 cópias foram custeadas pela Prefeitura. Cada autor teve direito a 20 unidades. Os demais foram divididos entre parceiros do projeto para serem distribuídos às pessoas interessadas.
ASCOM / Prefeitura