Prestação das contas da Festa do Rosário de 2014 ainda não foi realizada
A Câmara Municipal de Catalão aprovou nesta terça-feira, 18, na 28ª sessão ordinária do ano, o Projeto de Lei nº 87/15, de autoria do chefe do Executivo, o qual autoriza repasse financeiro de R$ 5 mil a cada um dos representantes dos ternos de congo e reinado que farão parte da 139ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário.
Ao todo, quase 5 mil pessoas participam dos 21 grupos de dançadores, como são chamados os dançarinos, e a festa acontece anualmente em outubro.
Como de costume, os organizadores planejam e começam os preparos muito antes das vésperas da programação e um empecilho tem causado bastante insatisfação até o momento: o fato de a prestação de contas da edição passada da festa ainda não ter sido apresentada à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário (INSR), uma das responsáveis pela organização.
O último festeiro do evento, vereador Joel Fernandes (PSDB), ex-supervisor da Ciretran de Catalão, contou que o que dificultou o fechamento das contas não tem nada haver com qualquer tipo de irregularidade ou desinteresse na quitação dos débitos, mas com a mudança recente do secrertário de Administração da prefeitura. “O que acontece é que o ex-secretário de administração, Waldir Gomes, fez a coisa de um jeito que o atual está tendo dificuldade em pagar um único fornecedor que resta. Houve uma reunião com o prefeito Jardel Sebba (PSDB) e ele se comprometeu a resolver essa situação em dez dias úteis”, contou.
O presidente da INSR, o também vereador Leonardo Bueno (PSC), não penalizou Joel e o defendeu por não ser ele o culpado pela situação que considerou insalubre e inusitada. “Desde que sou presidente da irmandade isso ainda não tinha acontecido, e o secretário da época que liberou tudo o que o festeiro precisava não faz mais parte da administração. O secretário não tava caminhando certinho com esse fornecedor que está esperando receber até hoje, (…) e isso foi o que foi chegado a mim”, disse. O edil assegurou que Jardel deve sanar as pendências no prazo estipulado por ele mesmo, ou seja, dez dias úteis.
De acordo com as normas da INSR, os festeiros têm até março do ano seguinte para apresentarem todos os balancetes financeiros de sua organização.
Sobre a subvenção aprovada no valor de R$ 5 mil e que deve ser destinada aos grupos dançadores de congo e reinado, Leonardo bem estimou a iniciativa do prefeito e pontuou que o dinheiro servirá para ajudar principalmente na caracterização dos personagens, aquisição e reforma de equipamentos indispensáveis.
Silvano Bastista, mais conhecido como Silvano Mecânico, vereador pelo PR, foi designado festeiro da Festa do Rosário deste ano.
Por: Gustavo Vieira