Sem categoria

Beneficiários do Renda Cidadã reclamam de suspensão do programa

Spread the love

2015-08-11 10.01.04

Milhares de famílias de baixa renda no Estado estão sem receber o benefício Renda Cidadã, do Governo de Goiás, pelo menos até o fim da primeira quinzena desse mês. A suspenção pegou muita gente de surpresa e sobrou reclamações.

De acordo com Wanderly Aparecida Borges, coordenadora do projeto, mais de 1.500 pessoas em Catalão não estão recebendo o benefício. “Isso está acontecendo porque o governo está corrigindo os dados das pessoas inclusas, como nome, identificação, enderenço e outros. Isso também é para ter controle de quem recebe a ajuda porque tem gente que usa o nome do parente ou outro endereço, e coisas assim não são aceitas.” Ela assegurou que muito em breve o sistema será retomado.

Um dos critérios primordiais para a continuidade do recebimento do dinheiro é não ter qualquer um de seus membros como participante de outro programa de transferência de renda na esfera municipal, estadual ou federal. Wanderly disse que muitos catalanos perderam a ajuda do governo por esse motivo. “A pessoa que tem o Renda Cidadã não pode se inscrever em outros projetos sociais, como o Bolsa Família, por exemplo, e nem permitir que um de seus parentes inscritos em seu nome no programa faça isso. Esse é um dos motivos do corte do pagamento, os governos estão integrando os seus sistemas e olhando isso tudo. Sendo assim, quem recebe de um não pode receber do outro”, detalhou.

Famílias comprovadamente carentes, recebem benefícios distribuídos em três níveis. O básico é de 80 reais, mas o valor pode chegar a 160 reais, caso algum integrante da família seja portador de doenças graves e outras necessidades especiais.

Criado em 1999, o Renda Cidadã estabelece que, para se enquadrar no programa, o beneficiário precisa residir no Estado no mínimo por três anos de forma ininterrupta e sua família deve possuir renda mensal de até 150 reais por membro. A renda familiar total também não pode exceder a R$ 697,50.

Mais informações ligue 3411 7129, ou vá até a sede do Renda Cidadã, situado na Avenida José Marcelino,  em frente a Praça “Marco Tempo” – Centro.

Por: Gustavo Vieira