Motoristas e pedestres devem redobrar a atenção em locais não sinalizados
A Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC) realiza com frequência serviço de restauração da sinalização das vias da cidade. Ruas estão sendo pavimentadas e outras recuperadas e em alguns pontos a melhoria vem seguida de transtornos e risco de acidentes, sendo que a demora na implantação da nova sinalização horizontal é o mais sério deles.
Sem pintura nos locais recapeados para demarcar preferência e para indicar o que pode e o que não pode ser feito no trânsito, os motorista deixam de lado o bom senso e sobra confusão e perigo, principalmente nos lugares onde há rotatória.
O superintendente da SMTC, Adriano Macedo, admite que em muitos locais o problema existe e explica que é porque é necessário aguardar para que o asfalto esteja estabilizado antes de receber a pintura. “A composição asfáltica leva água e a tinta é feita a base d’água, se aplicarmos ela imediatamente onde foi recapeado ela não fixa adequadamente e vai embora. Temos que esperar no mínimo 15 dias após a colocação do asfalto para realizar o serviço”, explicou.
Com relação aos riscos que todos estão expostos nas vias públicas diante dessa questão, Macedo orienta que é necessário que o motorista seja consciente e respeite as leis de trânsito, e que o pedestre redobre a atenção para não ser vítima até que as ruas e avenidas sejam devidamente sinalizadas.
Por: Gustavo Vieira