Sem categoria

Nível do Lago Azul está em 30% do total; turismo é prejudicado

Spread the love

image

O volume da represa da Usina Hidrelétrica de Emborcação, mais conhecida como Lago Azul, e que banha o município de Três Ranchos, está com aproximadamente 30% do total. A capacidade útil do reservatório é de 13 bilhões m3, em uma área inundada de até 473 km².

O percentual só não é pior do que o registrado em 2001, período do apagão no país, quando o nível chegou a 12%. Os dados são da própria empresa que administra a hidrelétrica, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).

Criado em 1981, o lago propiciou que o pequeno município saísse das atividades agrícola e pecuária para o turismo de lazer, o que redimensionou aquele lugar o transformando em um dos principais pontos de visitação do país. Centenas de condomínios, pousadas, hotéis e casas luxuosas foram construídas para atender a demanda por hospedagem, chegando a cidade do Lago Azul a receber público vinte vezes maior que a de seus moradores ou até mais que isso em determinadas temporadas. O aluguel de casas de veraneio em datas festivas como o carnaval, por exemplo, era e ainda é muito procurado.

Mas de uns dez anos para cá essa fonte de renda tem sido prejudicada consideravelmente com as baixas constantes do nível do lago. Alguns hotéis e pousadas foram fechados e o movimento nos restaurantes e supermercados da cidade também está muito baixo.

As expectativas para o município até o fim do ano não são as melhores. Devido à estiagem que assolou o país no ano anterior e o pouco que choveu de 2012 para cá, os níveis de água dos reservatórios brasileiros diminuíram consideravelmente.

De acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em janeiro deste ano a represa contava apenas 12,88% de seu volume útil, contra 40,88% no mesmo período de 2014.

O mês de fevereiro também mostra projeções pouco animadoras, tendo sido registrado leve aumento do nível da represa chegando a 15,89%. Há exatamente um ano o volume hídrico da usina era de 39,82%.

Agora, a quantidade de água no reservatório é de 31,99%, índice que é melhor até que o último comparativo datado de junho deste ano em relação ao do ano passado, sendo observado volume útil de 29,16% (2015) contra 29,11% (2014).

Em recente entrevista para o Blog, a diretora de Turismo de Três Ranchos, Clícia Lilian Santos Feitosa, disse reconhecer que o município vem perdendo visitantes ao longo dos anos, mas contou que estratégias estão sendo tomadas para evitar as péssimas consequências disso. “O que temos feito é tirar o foco do lago para outras atividades, como as esportivas e o turismo de aventura. Estamos investindo mais nisso e esse envolvimento tem sido significativo”, contou.

Sobre as perdas na economia com a queda do turismo local, Clícia não soube precisar em números essa baixa, mas pontuou que a represa não foi construída para o turismo e que o município é que usufrui dele para esse fim.

Análises feitas pelo ONS no início do ano indicam que, para o Centro-Oeste, a previsão é que ocorram chuvas com volumes abaixo da média histórica durante todo o ano e também em 2016. A Energia Natural Afluente (chuva) deve oscilar entre 30% e 50% na região, o que não é satisfatório para aumentar consideravelmente o volume do lago.

Por: Gustavo Vieira