Prefeitura dá início às obras de construção do Parque Santa Cruz
Projeto inclui pista de caminhada, ciclovia, nova iluminação e área de lazer
Nessa segunda-feira (27), o prefeito Jardel Sebba (PSDB), durante coletiva de imprensa no gabinete, assinou uma ordem de serviço que oficializa o lançamento das obras de revitalização da Mata do Setor Universitário, para a construção do Parque Natural Municipal do Setor Santa Cruz. A obra, iniciada nessa terça-feira (28), está orçada em R$ 1.042.495,70. Desse valor, R$ 700 mil são de origem do Fundo Municipal de Meio Ambiente, autorizados pelo Comdema [Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente].
O Parque Santa Cruz faz parte de um projeto de conservação e urbanização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmac), que inclui o Parque Pirapitinga (Av. Raulina Fonseca Paschoal), cujas obras tiveram início há uma semana; a Represa do Clube do Povo, e a Lagoa Paquetá, próximo ao Clube Sesi e à sede da Semmac. Os quatro pontos serão interligados com pista para caminhada, ciclovia (Parques Santa Cruz e Paquetá), ciclofaixa (Parque Pirapitinga e Represa do Clube do Povo) e iluminação de LED. O Parque Santa Cruz, além dessas características, vai contar com alambrado em toda a extensão, sistema de drenagem pluvial e bacias de contenção.
De acordo com o secretário Marcelo Mendonça, “do ponto de vista ambiental, a obra do Parque Santa Cruz é fundamental. Além de ser uma área de recarga do aquífero, que ajuda a alimentar o Córrego Pirapitinga, são quase 30 hectares de um belo conjunto paisagístico, que abriga nascentes e uma série de espécies da fauna e da flora. Estamos trabalhando para que esse patrimônio seja preservado e preparado para uso da população”, explica. Marcelo enfatizou também a importância do trabalho coletivo na construção do projeto ambiental, que envolve várias secretarias da Prefeitura, representantes de entidades da sociedade catalana e especialistas na área ambiental. “Agradecemos o empenho de cada um que dedicou tempo e conhecimento para que pudéssemos dar um passo tão importante. Sem dúvidas, essa obra será um grande marco na história de Catalão, e nos coloca, mais uma vez, à frente de muitas cidades brasileiras”, finaliza.
Segundo Jardel Sebba, “na verdade, essa luta para proteger a Mata do Setor Universitário começou há 30 anos e hoje, graças a uma união de esforços, foi possível cadastrar a Mata como Unidade de Conservação junto ao Ministério do Meio Ambiente”. O prefeito destacou que, ao construir parques naturais, está cumprindo mais um de seus compromissos de campanha. “Além de oferecermos um espaço de lazer aos catalanos, o que podemos chamar de “corredor ecológico”, estamos garantindo que as áreas verdes do município sejam conservadas para as futuras gerações. Mais feliz que hoje, estaremos no dia em que inaugurarmos esse pacote do meio ambiente”, conclui.
O deputado Gustavo Sebba aproveitou a oportunidade para parabenizar o projeto e ressaltou que Meio Ambiente é uma das questões mais discutidas na Assembleia Legislativa. “Uma obra desse porte resgata a autoestima dos moradores, promove saúde e entretenimento, e ainda valoriza os imóveis ao redor de toda a área revitalizada. Com certeza, esse será um dos legados de maior relevância dessa gestão”, afirma.
Também estiveram presentes na reunião a equipe de profissionais da Semmac, responsáveis pelo projeto; além de Éder Cássio, presidente do Comdema; Rodrigo Roseiro, secretário de Obras; vereadores e demais secretários municipais. O projeto, elaborado pela Semmac, em parceria com o Comdema e a UFG [Universidade Federal de Goiás], foi dividido em duas etapas. A primeira delas tem previsão para ser entregue em um prazo de 100 dias.
ASCOM / Prefeitura