UFG orienta acadêmicos sobre roubo de senhas
A direção da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão está preocupada com sua comunidade acadêmica. Acontece que diversos estudantes têm recebido e-mails falsos que, segundo a instituição, servem para coletar informações do login e senha de acesso dos usuários nos sistemas da Universidade.
Os departamentos responsáveis pelo site e todos os sistemas de informações do Campus, o Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) e a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (Prodirh), “informam que a UFG não solicita dados de seus usuários por correio eletrônico, pois essas informações estão armazenadas em sua base de dados”.
Para ajudar a combater a ação os setores orientam todos os membros da Universidade a entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (sau@cercomp.ufg.br ou 3521-1079/ 1090/ 1142), caso recebam qualquer e-mail dessa natureza.
“Alguns dos e-mails suspeitos dispõem de um link que redireciona para uma página a qual simula a tela de logon do Zimbra da UFG, como a mostrada abaixo. Para identificar a autenticidade do site, é necessário que o usuário observe se a barra de endereços do navegador contém um cadeado verde que sinaliza a segurança da página”, orienta o site da Campus.
Por: Gustavo Vieira com informações da UFG