Conversando com o prefeito…
Gente boa do Blog, como disse ontem, na tarde da última quarta-feira, conversei com o prefeito Jardel Sebba por quase duas horas, foi uma conversa de blogueiro, jornalista com o prefeito, nada de diretor da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A conversa rolou sobre, claro, seus três anos de mandato como prefeito da cidade onde se tem “Orgulho de Morar Aqui”, seus planos para o final do mandato, reeleição, oposição, “viúvas do PMDB” e outros assuntos que acabaram por embalar a conversa.
A avaliação dele sobre o mandato? – Está fazendo um bom governo, assumiu o mandato em meio a uma crise, todos os municípios brasileiros estão passando por dificuldades, Catalão não é uma ilha, para piorar ao assumir o mandato, ele assim que meio “abriu as pernas”, tudo que lhe era solicitado, era concedido, muitas secretários agiram por conta própria, e a “casa” começou a bagunçar, mas aos poucos está pondo tudo em ordem e até dezembro, deverá apenas 4 milhões de reais, algo ponderável para uma prefeitura do tamanho da de Catalão.
O secretariado – Disse para o prefeito que o secretariado dele é muito ruim, com raras exceções, que colocou gente, talvez, que foi apenas para saldar compromissos de campanha. Segundo ele, não, todos são altamente compromissados e estão ajudando muito a administração, alguns problema pontuais que aconteceram estão sendo resolvidos.
A oposição – Segundo ele, o PMDB e suas viúvas não aceitam a derrota, ele venceu o Adib Elias, claro que isso teve um gosto especial, e assim, desde seu primeiro dia de mandato, enfrenta fogo cerrado, não o deixam trabalhar e mesmo a cidade estando arrumada, a saúde e a educação sendo destaque, as criticas não cessam e tudo é motivo de criticas simplesmente porque não aceitam a vontade da população.
Ex-companheiros – O prefeito foi categórico, o mais difícil em ser prefeito é que muita gente quer “sangrar” os cofres públicos, muitos de seus amigos estão frios, de cara virada, mas é preciso administrar com responsabilidade, e como ele não está pensando na reeleição, o foco é fazer uma boa administração, deixar a cidade moderna e antenada com a modernidade, seguirá mantendo a linha.
Reeleição – Não pensa nisso ( fica em silêncio por algum tempo) e diz que abre espaço para que sujam novas lideranças, novas cabeças, tem muito secretário competente que pode despontar, mas que se não aparecer um novo nome, o dele continua a disposição do partido, ele iria largar a política, mas como Gustavo Sebba é deputado estadual ele irá continuar apoiando e trabalhando.
O senhor está feliz prefeito? E como avalia sua administração? – “Estou trabalhando, e muito, acordo todos os dias as 5:45 caminho por duas horas e as 7:00 horas já estou trabalhando, em dezembro te darei uma nota para a administração, fica marcado uma conversa exclusiva com você e te direi”.
Educação – “Fizemos a maior revolução na educação da história de Catalão, não tem professor insatisfeito com nada, aumentamos o salário, valorizamos o professor e os servidores, o IDEB o nosso é o melhor do Estado e um dos melhores do Brasil, não adianta quererem minimizar, somos os melhores e melhoramos muito a educação”.
Saúde – “Estou focado nas UPAs e UBS, vamos terminar todas e colocar atendimento para a população, nossa saúde vai bem e ainda vai melhorar muito”.
O senhor é bom administrador? (Disse para o prefeito que a oposição o acusa de ser mal administrador, inclusive com suas coisas pessoais). – Segundo ele, é mais uma piada da oposição, quando ele administrava o Hospital Nass Fayad, sempre foi referência, sempre o administrou muito bem, é só olhar ele como criador de gado, está entre os melhores do País, reconhecido nacionalmente, então como dizer que ele é mal administrador?
“As viúvas são assim Mamede, em Catalão até estelionatário me acusa e eu é que viro réu, brincadeira”.
“MAMEDE ESTOU ABRINDO MEU CORAÇÃO PARA VOCÊ, acesso seu blog todos os dias, e sinceramente estou aqui conversando com você, porque sei que você é inteligentíssimo, ético, tem jornalista, radialista e blogueiro em Catalão que se eu pagar, fala bem, se não pagar não fala nada, vejo que você é diferente, pagando ou não pagando, você fala o que pensa e por isso estou te mostrando a situação”.
“Vamos cortar os ônibus para Uberlândia, mas vamos dar uma ajuda para quem realmente precisa, tem filho de médico, de engenheiro sendo beneficiado, não é justo, vamos construir 500 casas populares, vou criar uma Renda Cidadã Municipal, vou doar mil lotes, mil óculos, vamos fazer vários quilômetros de ciclovias, pegando da represa do Clube do Povo e indo até a Mata do setor universitário, no Meio Ambiente vamos arrebentar, minha preocupação é com os cidadãos e as cidadãs, vamos continuar a ter orgulho de viver aqui, mas vamos recuperar alguns lotes, mais de 300 que foram dados de forma irregular”.
E sobre seu adversário ano que vem? – “Já te falei Mamede, não estou pensando nisso, estou pensando é em administrar bem Catalão, mas adversário a gente não escolhe, eu ganhei do Adib que você gosta de falar que é trator, mas ele não poderá ser candidato, está inelegível, acho ruim, porque se eu for candidato a reeleição e ganhar dele de novo, aí o que vão dizer?
Mas é sério, só penso em fazer uma administração redondinha e quem for administrar depois de mim vai pegar uma cidade arrumadinha”.
Está valendo a pena ser prefeito de Catalão? – “Está, claro em dezembro vamos conversar de novo e você vai dizer o que fizemos até lá, muita coisa boa está por vir”.
E o governador Marconi Perillo? Meu irmão, meu camarada, por ele levo tiro, morro se preciso for, cheguei a onde cheguei graças a ele.