Muro do cemitério Jardim São Pedro recebe cerca elétrica
No fim da primeira quinzena de julho a direção administrativa do cemitério Jardim São Pedro, localizado no bairro Jardim Primavera, foi entrevistada pela reportagem sobre a notícia de que os portões do local seriam fechados para visitas aos finais de semana e feriados.
O assunto gerou polêmica na cidade e muita gente vêm reclamando da medida. Segundo Magno Rabelo, presidente da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), entidade gestora do cemitério, ” a ação foi necessária para a contenção de gastos. Tivemos que mandar funcionários embora e na busca pela redução de despesas decidimos por controlar o acesso das pessoas aos sábados, domingos e feriados. Não é que o cemitério vai ficar fechado, não é isso. O acontece é que quando alguém optar por visitar seus entes nesses dias, ele vai precisar avisar-nos e aí vamos mandar um funcionário nosso para abrir os portões”, disse.
Rabelo acrescentou ainda que o cemitério com acesso livre gera alguns custos, “e eles precisam ser cortados”, ressaltou. “Temos uma pessoa para cuidar desse espaço que é muito grande, e precisamos estudar uma maneira de fazer isso porque não estamos tendo condições. De repente poderemos estudar com o poder público a criação de uma taxa de manutenção para tornar o cemitério um local aprazível, bonito e com possibilidade de melhor atender aqueles que quiserem vir aqui. Pretendemos iluminá-lo para estender o horário de visitação e esse é só um das ações que vamos empregar no cemitério, queremos torná-lo moderno, seguro e realmente um lugar acolhedor”, explicou.
Investindo em segurança para impedir depredações noturnas e invasões para variados fins, a SSVP está colocando cerca sobre o muro do cemitério com sistema eletrificado. “O local tem servido para encontros à noite, sexo e uso de entorpecentes, e até tivemos que despedir dois vigilantes porque estavam sendo ameaçados caso avisassem a polícia do problema”, disse Rabelo.
A medida deve dificultar a entrada de pessoas em horários não permitidos e com isso garantir a integridade física da área, que também recebe reforço na iluminação. Mais informações podem ser obtidas pelo 3441-2196
Por: Gustavo Vieira