Franquia de fast-food polui meio ambiente e Catalão Shopping é autuado
Moradores do bairro Santa Cruz, como também pessoas que usam o calçadão da Represa do Clube do Povo para a prática de esportes e lazer, com frequência reclamam do mau cheiro vindo de um local conhecido como matinha da Represa do Clube do Povo.
Através das redes sociais dezenas de pessoas relataram o surgimento de esgoto a céu aberto no local, o que não deveria acontecer já que a área é de preservação por estar próximo da represa. Com frequência peixes são encontrados mortos no lugar.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Marcelo Mendonça, disse, por telefone, que equipes de fiscalização da Pasta identificaram o causador do odor. “Ainda estamos apurando o caso, mas de imediato o Catalão Shopping foi notificado e autuado. Digo Catalão Shopping porque ele é o gestor de todas as lojas ali estabelecidas, mas o Giraffas, se não me engano, é quem está despejando irregularmente material poluente que segue para a matinha“, disse.
Marcelo contou que a empresa de fast-food aparentemente vem descartando rejeitos de cozinha (água-servida) que vai para a represa sem que exista licenciamento ambiental para tal, e que podem haver mais ligações clandestinas agravando a situação. “A multa aplicada gira em torno de R$ 73 mil e esse seria um dos motivos de tantos peixes estarem morrendo”, pontou. Ainda segundo ele, a ligação irregular foi desviada.
Sendo o caso crime ambiental, o Catalão Shopping deverá apresentar alternativas para sanar o problema o quanto antes.
Por: Gustavo Vieira/Foto: reprodução