Problemas na iluminação pública é desafio para governo municipal
A Prefeitura de Catalão com frequência realiza serviços de manutenção na rede de iluminação pública, fazendo a troca de lâmpadas nas vias urbanas e até na zona rural do município.
Para sanar a defasagem na iluminação pública e qualquer deficiência no sistema, o que é comum, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) de Catalão, órgão que efetivamente realiza o trabalho, tem equipes exclusivas para atender diversas necessidades.
De acordo com o diretor de iluminação pública da Seinfra, Mauro Júnior, são atendidos mensalmente cerca de 500 pedidos de trocas de lâmpadas, podendo chegar a mais de 800 intervenções no mesmo período entre troca de outros equipamentos e reparações diversas na rede elétrica da cidade.
“O cidadão que quiser colaborar com a administração pública municipal informando os locais onde existem lâmpadas queimadas ou relês com defeito, pode entrar em contato pelo 0800 645 2045. Uma vez solicitado, o atendimento poderá chegar à sua rua ou avenida em aproximadamente 48 horas”, disse Mauro.
Em todo caso, outra questão também levada para a Pasta se refere a quantidade de postes com luzes acesas em plena luz do dia. Esse fato, que não é novidade para o departamento, segundo Mauro, incorre devido a complexidade do trabalho de reparo e o tamanho da cidade que dificulta o monitoramento do sistema, “mas a população pode ajudar na força-tarefa informando os locais onde as luminárias encontram-se sempre ligadas usando o mesmo telefone que é gratuito”, concluiu.
Tem sido comum também os moradores reclamarem que o atendimento, em muitos casos, demora além do estipulado pela Seinfra. Nesses casos, a orientação é que o cidadão continue reforçando sua reivindicação até o problema ser sanado.
Por: Gustavo Vieira/Foto: reprodução