Dois homens são presos por pesca predatória no Lago Serra do Facão
Na manhã de hoje, 25, a 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), com sede em Caldas Novas, prendeu dois homens no Lago Serra do Facão durante patrulhamento náutico de rotina.
De acordo com o tenente José Carlos Pereira de Oliveira (direita), comandante da operação, Miller Santana Cunha e Ronaldo Dias de Oliveira, naturais de Araguari, Minas Gerais, foram presos em flagrante delito por pesca predatória. “Vimos os dois em atitude suspeita, aí eles tentaram empreender fuga pela água com todo o equipamento para pesca e o pescado, e diante disso começamos a persegui-los e efetuar a prisão dos mesmos posteriormente. Com eles apreendemos 141 kg de peixe da espécie Papa-terra, dez redes de pesca, a canoa e o motor”. A pesca irregular está prevista na Lei nº 9.605 como crime ambiental.
Para coibir esse tipo de prática o tenente contou que blitzes vem sendo realizadas nas estradas que dão acesso ao lago, e que as abordagens foram intensificadas também a embarcações. “Não foi encontrado arma de fogo com os homens e eles já respondem por esse mesmo crime na Justiça, ou seja, são reincidentes. O interesse deles era unicamente comercial, iriam vender os peixes para o comércio”, acrescentou.
Diante da reincidência em crimes desta natureza a pena prevista é de um a três anos de prisão e o pagamento de multa elevada, de acordo com a gravidade do caso.
Além da fiscalização, o batalhão atende chamadas abertas por meio de denúncias e, de acordo com José Carlos, a PMA pode ser acionada pela população através do 0800 62 2121.
Por: Gustavo Vieira