ADCAC da UFG pede mais atenção ao poder público
No dia 11 junho o governo de Catalão, por meio da Secretaria da Educação e Conselho Municipal de Educação, começou a estudar o Plano Municipal de Educação com as metas para os próximos dez anos para a Educação Básica. As modalidades Infantil, Fundamental e Médio, Ensino Superior e Educação Profissionalizante serão melhor assistidas com isso.
Audiência pública foi realizada para dar início aos estudos dos cinco eixos propostos pela administração local, sendo: Garantia do direito à Educação Básica; Redução da desigualdade; Valorização dos profissionais da Educação; Ensino Superior -UFG/ADCAC; e Fortalecimento e gestão democrática. O Plano Municipal de Educação está integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação (PNE) – informou a Educação local.
A Associação dos Docentes do Campus de Catalão da UFG (ADCAC-UFG/RC), cujo conta com professores de ensino superior do quadro municipal, 19 ao todo, exige o quanto antes que o município dê atenção à nova lei de carreira, objetivando fazer uma equiparação da carreira municipal com a federal desse professores; uma demanda muito antiga da categoria.
No dia 31 de março o prefeito Jardel Sebba (PSDB) recebeu em seu gabinete na prefeitura o Reitor da UFG, Prof. Orlando Vale do Amaral, o Vice-Reitor da UFG, Prof. Manoel Rodrigues Chaves, o Diretor da RC/UFG, Prof. Thiago Jabur Bittar, o Coordenador de Graduação da RC, Prof. Lincoln Lucilio Romualdo, a Coordenadora de Administração e Finanças da RC, Élida Alves da Silva, entre tantos outros nomes importantes, para tratar desse assunto e de muitos outros que resultariam em benefício para os acadêmicos e sociedade em geral.
Dentro da temática Jardel prometeu que projeto de lei da carreira dos docentes estava sendo trabalhada e que sem muita demora, até o dia 15 de abril do corrente ano, seria enviado à Câmara Municipal de Vereadores para votação, mas isso até hoje não aconteceu.
Diante disso, de maneira bem tímida, por enquanto, os professores municipais integrantes da ADCAC-UFG/RC estenderam faixas na entrada da sede da UFG/Catalão, localizada na Avenida Dr. Larmartine Pinto de Avelar, para chamar a atenção do prefeito, especialmente, como também da comunidade acadêmica, população catalana e região.
Por enquanto singular o movimento é uma alerta para que o estudo e elaboração do Plano Municipal de Educação venha contemplar à contento os 19 professores municipais membros da ADCAC-UFG/RC, além dos outros contextos.
Por: Gustavo Vieira com ADCAC e SECOM