Sem categoria

NOTA DO PSOL/CATALÃO CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES

Spread the love

NOTA DO PSOL/CATALÃO CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES

 download

DERROTAR AS PRIVATIZAÇÕES DE DILMA E TEMER (PT/PMDB)

E DO TUCANO JARDEL SEBBA (PSDB)

 

Catalão, 11 de junho de 2015.

 

O dia 09 de junho foi uma data lamentável para o povo brasileiro e catalano. No âmbito do Governo Federal a Presidente Dilma e sua equipe anunciaram a concessão/privatização de inúmeros portos, aeroportos, rodovias e ferrovias sobre o pretexto de “atrair investimentos” na casa de R$ 198 bilhões, recursos que não sairão do bolso dos empresários, banqueiros e latifundiários, mas sim da própria União através de generosos empréstimos do BNDES a juros irrisórios. Na mesma data, em nossa Catalão, a Câmera de Vereadores recebeu o Projeto de Lei nº 70/15 que delega ao Prefeito plenos poderes para realizar a concessão/privatização da Superintendência de Água e Esgoto (SAE).

Mais um brutal ataque aos trabalhadores e trabalhadoras e ao povo pobre, que nesses primeiros meses de 2015 viram os Governos de Dilma, Marconi e Jardel realizarem o maior corte orçamentário de áreas sociais da história brasileira e local, afetando salários de servidores públicos, investimentos na saúde, educação, moradia, saneamento básico, transporte público, entre outros. Mesmo com as várias greves de servidores públicos e com gigantescas manifestações de rua os governantes continuam surdos aos apelos populares.

Durante os 150 anos de emancipação de Catalão, nunca um Prefeito foi tão repudiado como o tucano Jardel Sebba, e, as diversas manifestações ocorridas em 2015, comprovam sua impopularidade. Não querendo assumir a sua (ir)responsabilidade política frente a crise hídrica que virá no segundo semestre deste ano, Jardel quer aplicar o mesmo remédio amargo que seu comparsa Marconi Perillo vem aplicando na SANEAGO: a concessão/privatização dos serviços de saneamento e distribuição da água a grandes grupos empresariais que financiam suas campanhas tucanas.

Nos municípios aonde ocorreram a concessão/privatização da SANEAGO: Aparecida de Goiânia, Trindade, Jataí, Rio Verde, entre outras, os investimentos prometidos desde 2013 ainda não chegaram, gerando revolta da população local e reprovação do novo modelo por parte dos servidores públicos ainda vinculados a SANEAGO. Para agravar a situação as tarifas de água e esgoto aumentaram, fato comum em empresas privatizadas desse setor e que certamente ocorrerá em Catalão se SAE for entregue a iniciativa privada.

Nota-se que desde o final das últimas eleições, em 2014, o Brasil vive uma intensa e falsa polarização entre PT/PMDB e PSDB. Denúncias de corrupção e de aparelhamento da máquina pública são constantes entre os dois lados. Entretanto, governos do PSDB, como o de Beto Richa no Paraná, e do PT, como de Paulo Garcia, na prefeitura de Goiânia, mandam bater em professores em greve, e, aplicam, nas três esferas – Municípios, Estados e na União –, o mesmo modelo econômico neoliberal que privatiza bens públicos e que garante um gigantesco corte orçamentário nas áreas de serviços públicos essenciais à população pobre.

REFRESCANDO A MEMÓRIA DO “PATRIOTA” DEUSMAR BARBOSA (PMDB)

Ironicamente, na base do oportunismo político, o ex-Presidente da Câmera de Catalão, Sr. Deusmar Barbosa, conclamou os populares presentes na última seção da Câmera a cantarem o Hino Nacional como forma de repúdio ao Projeto de Lei que autoriza Jardel Sebba a realizar a concessão/privatização da SAE.

Barbosa se esqueceu que quem iniciou a privatização do sistema de água e esgoto em Catalão foi seu próprio partido – o PMDB –, no primeiro mandato de Adib Elias, através de uma municipalização que expulsou os servidores públicos da SANEAGO substituindo-os por um leva de cargos comissionados e por empresas terceirizadas vinculadas ao círculo político da alta cúpula do próprio PMDB. Com mais de uma década no poder municipal o PMDB nunca se realizou concurso público para SAE, e utilizou-se por diversas oportunidades dos lucros da autarquia para fazer propaganda publicitária e para financiar o CRAC. Durante esse período nunca se fez um planejamento e investimento a médio e longo prazo para captar água de um novo manancial, fato que contribuiu para a eclosão da crise hídrica em 2014 e que contribuíra com a falta d’água neste ano.

Esqueceram de avisar ao patriota Deusmar Barbosa e aos seus colegas de agremiação que, naquele dia 09 de junho, seu partido que detém a Vice-Presidência da República com Michel Temer estava privatizando parte expressiva da infraestrutura logística do Brasil. Também esqueceram que o PMDB goiano foi o pioneiro nas privatizações em nosso estado, ao entregar a preço de banana a GOIASFERTIL, o BEG, a Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, entre outras empresas públicas.

Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

Núcleo Catalão