1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico é realizado em Ouvidor
Aconteceu no dia 3 de junho em Ouvidor, na Câmara dos Vereadores, a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico. Evento voltado especialmente para a interação da população local, o poder público usou maciçamente os veículos de comunicação, fez a distribuição de folders por toda a cidade e convidou estudantes para participar da programação.
A fim de estabelecer conjunto de normas e critérios que determinam e direcionam o desenvolvimento e a criação do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Ouvidor, um dos maiores e mais ambiciosos passos da administração do prefeito Onofre Galdino (PMDB), foram minuciosamente estudados no encontro os elementos: água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem pluvial.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Angélica Silvério Freires, disse que o município de Ouvidor tem, com base em lei federal, até 20 anos para a entrega de todos os benefícios a partir do início de todos os estudos de implementação dos serviços públicos. “Queremos levar para a comunidade a realidade de Ouvidor e por isso a necessidade da conferência. Estamos fazendo prognóstico, levantando as demandas e assim estudando projetos para a criação da lei de saneamento básico”, disse.
Angélica explicou que o passo seguinte será realizar audiências públicas para mais participação da sociedade, e elogiou os ouvidorenses pela interação e aceitação ao projeto. “Temos visitados 700 domicílios até agora e todos têm entendido que estamos buscando com isso melhoria da qualidade de vida das pessoas e qualidade do meio ambiente de Ouvidor. Todos estão entendendo bem e sabem do progresso que isso vai representar para a cidade.”
Feito as audiências o projeto deve ser enviado para a Câmara para votação e, se aprovado, encaminhado ao governo federal para a busca de recursos financeiros. Ainda de acordo com Angélica, as benfeitorias podem ser entregues no prazo de oito anos e com a contrapartida da prefeitura de Ouvidor.
Por: Gustavo Vieira