Sem categoria

Cerol: preocupação constante principalmente no meio do ano

Spread the love

Fototeca2172006203285

Inverno e férias – que está bem próximo. A combinação é perfeita para soltar pipas, já que as crianças têm mais tempo para brincar e o tempo fica muito favorável para a prática (céu limpo, ventos mais intensos e constantes, escassez de chuva e de raios). Devido a greve nas escolas estaduais muitas crianças já estão empinando suas pipas pelos céus de Catalão, mas a brincadeira pode ser muito arriscada e trazer graves consequências se acontecer próxima à rede elétrica.

Todos os anos nesta época as companhias energéticas fazem campanhas de conscientização para alertar a população sobre o perigo e para informar sobre os prejuízos, que são bem altos.

Entre as principais causas dos desligamentos de energia neste período estão o rompimento de cabos por causa do uso do cerol (mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores de eletricidade) – não sendo esse exatamente o caso de Catalão – e curtos-circuitos provocados pela tentativa de retirar as pipas da rede.

Por isso, papais, mamães ou responsáveis, oriente as crianças para não tentar recuperar as pipas enroscadas em postes ou linhas de transmissão e nem se arriscar subindo em muros ou correndo em beiras de rodovias, pontes e viadutos. Os perigos do uso do cerol não se limitam a cortar alguém na rua sendo ele também um condutor de energia e, se a linha atingir a rede de energia elétrica, a pessoa que está empinando a pipa pode morrer eletrocutada.

Para brincar tranquilo, sem o perigo de ferir alguém, o ideal é usar linha de algodão. Nem os fios de nylon (de pesca) são indicados, pois cortam tanto ou mais que o próprio cerol.

É importante informar ainda que a legislação brasileira proíbe a fabricação e a comercialização do cerol, bem como qualquer outro produto cortante que possa ser aplicado em pipas ou papagaios.

Aquele que for pego utilizando o material nos brinquedos paga multa e o produto é apreendido. Em caso de morte de outrem decorrente do uso do cerol a pessoa pode ser presa, e sendo ele menor seus responsáveis devem arcar com todas as responsabilidades perante a Justiça.

Confira a seguir algumas dicas de segurança do Corpo de Bombeiros:

– Nunca solte pipa perto de antenas, postes e fios de energia elétrica;

– Prefira locais abertos, como parques ou campos;

– Nunca empine pipas em lugares altos, como telhados ou lajes. De tanto olhar para cima, a criança pode tropeçar e cair;

– Brincar de soltar pipa em dias de chuva é muito perigoso devido aos raios. Só faça isso quando o tempo estiver bom;

– Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas;

– Também não faça pipas com papel laminado porque o risco de choque elétrico é grande;

– Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio de energia elétrica por causa da rabiola;

– Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. E nunca use canos, vergalhões ou bambus para tentar removê-la;

– Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito. Tenha atenção especial com os motociclistas e ciclistas. A linha da pipa pode ser perigosa para eles.

Por: Gustavo Vieira