Catalão sedia encontro nacional de orquidófilos
Acontece de hoje, sexta-feira, até domingo, 7, a XI Exposição Nacional de Orquídeas, em Catalão. O evento será realizado no salão do Clube Recreativo Atlético Catalano (Crac), e é organizado pela Associação Orquidófila Regional de Catalão. Expositores de várias regiões do país devem participar do evento que tem o apoio da prefeitura e de outros parceiros.
Durante a exposição será realizado o 3º Salão de Cattleya Walkeriana de Catalão, que consiste em uma competição entre os orquidófilos para avaliar entre vários quesitos a beleza das plantas. Este tipo de orquídea é de fácil cultivo por ser campestre, e é indicada para os iniciantes por sua resistência ao manejo. O evento é aberto ao público e tem cunho comercial, além de servir para divulgar o trabalho dos apaixonados por orquídeas.
Com 2500 espécies de orquídeas já catalogadas, segundo a Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO), o Brasil é um dos três países com a maior quantidade de orquídeas nativas no mundo, atrás apenas da Colômbia e do Equador. Essa flora tão diversificada, infelizmente, inclui algumas espécies em risco de extinção, caso do Catasetum uncatum Rolfe, que era abundante na região da Mata Atlântica e, hoje, quase não é encontrado em estado selvagem.
Por: Gustavo Viera