Número de títulos eleitorais cancelados preocupa Justiça Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) permitiu que até o dia 4 de maio deste ano os 58.818 eleitores goianos faltosos nas últimas três eleições consecutivas pudessem regularizar sua situação. Desse total, apenas 2.361 pessoas (4%) buscaram resolver o problema continuando 56.457 títulos cancelados por ausência às urnas. Em todo o país, somente no ano anterior, foram cancelados 1.711.267 títulos de 142.822.083 eleitores.
Catalão não está entre os primeiros com maior número de abstenção, mas mesmo assim a situação é preocupante. Até perto da data limite para a regularização do documento eram 801 catalanos que faltaram aos três últimos pleitos eleitorais.
Sem o título de eleitor não é possível votar. Além disso, a falta de quitação com a Justiça Eleitoral implica na perda de direitos como o de retirar passaporte, inscrever-se em concursos públicos e matricular-se em instituições de ensino. Confira na lista se o seu nome está na lista de eleitores faltosos.
Para voltar a ter o direito de votar, é preciso procurar qualquer cartório eleitoral portando documento oficial com foto e comprovante de residência. Além disso, é cobrada multa de R$ 3,50 por turno em que o eleitor deixou de votar.
Por: Gustavo Vieira