Sem categoria

Câmara abre CEIs para investigar supostos atos de corrupção em Catalão

Spread the love

Câmara-de-Catalão

A Câmara de Vereadores de Catalão aprovou a reabertura da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou possíveis irregularidades nas aplicações dos fundos de pensão do Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores de Catalão (Ipasc). Além dessa, a Casa abriu outra que investigará prováveis atos de corrupção na gestão dos ex-presidente da Câmara, Deusmar Barbosa (PMDB) e uma terceira foi anunciada pela vereadora Regina Félix (PSDB) para ser aberta na próxima sessão (26/5) – está servirá para investigar a chamada Operação Ouro Negro.

Sobre o processo que investigará o Ipasc, esse foi requerido pelo vereador Valmir Pires (PSDC). Segundo ele, ele atendeu com isso pedido do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Catalão (SindCatalão), Fernando Gomes dos Reis, que alegou ter visto na TV que a mulher acusada de ser peça fundamental no esquema de aplicação de recursos de institutos de previdência em fundos podres, Luciene Hoepers, vulgo Pastinha, fez novos apontamentos comprometedores sobre o caso. “Por isso a necessidade da CEI. Contaremos com o auxílio da Justiça e se necessário for, a moça poderá até ser convidada a vir a Catalão para participar de uma sessão da Câmara para prestar depoimento”, contou. Naquela época, o prefeito municipal era Velomar Gonçalves Rios (PMDB).

A CEI que analisará as aplicações financeira das gestões do ex-presidente Deusmar também foi aprovada e com a necessidade do desempate do presidente Juarez Rodovalho (DEM), tendo a Casa destinado oito votos contra e mesmo número a favor. Juarez votou favorável ao requerimento que tem como autor o vereador Célio Almeida (PSDB).

Já Regina se comprometeu em requerer a reabertura da Operação Ouro Negro, suposto esquema que teria desviado mais de R$ 10 milhões dos cofres da Prefeitura de Catalão por meio de licitações de recapeamento asfáltico, o que deve acontecer na próxima terça-feira – 19ª sessão ordinária do ano. O também vereador Paulo César (PMDB) citou na última reunião legislativa existir novas provas colhidas inclusive pela Polícia Federal, e que serão fundamentais para a reativação da Comissão. “Elas serão apresentadas na próxima reunião em plenário mesmo. Tenho aqui um CD com tudo”, comentou.

Juarez contou à reportagem que as duas CEIs abertas ainda não têm nomes indicados para sua  composição (presidente, vogal e relator), “o que será feito em breve”, assegurou o democrata. Perguntado se toda essa “artilharia” contra os opositores tem haver com o prefeito Jardel Sebba (PSDB), alegando a base não governista na Câmara ser ele o mentor de tudo, Juarez isentou o chefe do Executivo e deu uma explicação bastante confusa e nenhum pouco convincente: “Não tem nada disso. Isso é o deus Adib [Elias] (deputado estadual pelo PMDB), porque eles (oposição) falam que o Adib é o prefeito de Catalão, eles endeusaram o ‘homi‘. Eu até acho que ele pode ganhar a eleição, mas vamos esperar primeiro… Isso não existe, não existe isso. O prefeito Adib tem que dar valor no Jardel.”

O presidente da Câmara garantiu pelo menos que com as CEIs as próximas sessões devem ser quentes, “bemmmmm quentes”, finalizou.

Por: Gustavo Vieira