Chega ao fim a 137° Festa de Nossa Senhora…
Termina em Catalão a 137ª edição da Festa do Rosário
Terminou no dia 14 em Catalão os festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário com a entrega da coroa. Além de evangelização católica, o evento carrega a tradição da dança, o batuque dos tambores, os gritos de devoção e a cultura riquíssima que é marca de um povo devoto e entregue à fé.
Quase 15 mil pessoas estiveram presentes durante a realização da entrega da coroa no pátio da Igreja Nova Matriz, ou “congodromo” como muitos preferem intitular. Esse símbolo do evento que completou esse ano 137 anos de realização foi ao próximo casal de festeiros que serão responsáveis pela organização da congada do próximo ano [2014].
No local cerca de 20 ternos de congo – catupé, congo, vilão, moçambiques e penacho se unem durante os 10 dias de festa cheios de ritmos em adoração a Nossa Senhora do Rosário – se apresentaram à santa em atitude de agradecimento pela festa de 2013 e já solicitando a divindade sucesso para a próxima, no ano que vem. Milhares de fiéis participaram das missas e procissões que foram realizadas durante os dias de festa.
O festeiro que comandou a edição nº 137 da festa, Ricardo e Ivana, passam a responsabilidade para o casal Joel e Joana Darc Fernandes, que serão responsáveis pela coroa e pela festa do próximo ano.
Como manda o “figurino”, um casal branco é escolhido para organizar a festa como forma de integrar as etnias na Festa do Rosário, que é de tradição negra. O casal de festeiros e sua comissão serão responsáveis ainda por preparar o café da manhã para os grupos nos dias da festa e coordenar as atividades do Ranchão.
A festa é considerada a mais antiga manifestação em louvor a Nossa Senhora do Rosário no Brasil. As homenagens surgiram com o escravo Chico Rei, que misturava crenças do catolicismo com ritos afros para agradecer as libertações de seus companheiros.
Por: Gustavo Vieira
Quero de forma democrática e sem pretensões subjetivas, mas tecendo um comentário sincero como cristão que sou e profundo conhecedor da carta magna que rege os preceitos do cristianismo, que é a Bíblia Sagrada a (Santa Palavra Escrita de Deus). Pois bem, muito se fala da festa e de seu sucesso.Mas nada se fala dos ocorridos nestas ocasiões, tais como: Cinco assassinatos, bebedeira em demasia, falta de Higiene, comercio sem nenhum escrúpulo, falta de respeito com a vizinhança, apenas para mencionar alguns dentre tantos itens. Mas agora vem o mais importante. A palavra de Deus no livro de Êxodo 20;1-5, é bem claro quando fala-nos para não fazermos nem tipo de imagens de escultura e não curvarmos diante delas; pois elas tem boca mais não falam, tem ouvidos mais não houve, tem mãos mais não apalpam, tem olhos mais não veem, tem nariz mais não cheira, e som algum sai da sua garganta, e mais, aqueles que confiam nestas imagens serão como elas. No final do versus 5 Deus é bem claro quando diz: Eu visitarei a maldade dos pais nos filhos até a 4geração daqueles que me aborrecem.E que o Espírito Santo, possa revelar esta verdade nos corações enganados. (Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará-João8:32.) Deus Abençõe a todos e não fiquem magoados comigo.